proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-P3uxrYwVai0%2FVFgGKRQCMSI%2FAAAAAAAARFU%2F8t1zt3ShuYo%2Fs1600%2FImagem%252B285.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Em visita de rotina, vou ao oftalmologista. Faço exames e verifico que, como sempre, enxergo muito bem de longe, mas deveria trocar as lentes dos óculos que uso por outras mais potentes além de um grau.  
Com a receita na mão, o médico recomenda uma ótica. 
Encomendo, recebo e fico satisfeita com o resultado. Agradeço e vou trabalhar.
Entretanto - Ai, existem tantos entretantos! - mal me instalo e tudo se faz embaçado.
Ué! O que aconteceu?
Tenho a oportunidade de conversar com uma técnica, que trabalha na tal ótica. Ela me explica que os óculos foram feitos para "ver de perto". Mas não consigo "ver de perto".
O "perto" a que ela se refere é a distância de 30cm. 
Como???
Trabalho com duas telas de computador e diversos papéis, concomitantemente. A distância de 30cm é extremamente desconfortável para trabalhar. A moça então propõe que eu encomende óculos para pequena e média distância. 
E o que faço com as lentes novas?
Leia de perto.
Inconformada, vou a um centro oftalmológico de renome, não coberto pelo convênio. Depois de novos exames e relatado o drama, o profissional explica: quanto mais próximo o uso, mais forte a lente; quanto mais distante, mais fraca. Ele recomendaria lentes um pouquinho mais fracas do que as que afinal receitou, mas sempre perguntaria com o que trabalho e para que uso óculos.
Estico os braços, meço, sento-me na cadeira dele e posiciono o computador, para obter a distância perfeita, que, afinal, é "média distância".
Se fosse uma ourives, trabalhasse com detalhes, teria sempre o rosto quase colado ao trabalho. Portanto, pequena distância.
São termos técnicos que o leigo não tem obrigação de conhecer. Porém, o bom profissional tem o dever de explicar.
Seja leal. Respeite os direitos autorais. 
Faça uma visita aos blogs. Terei prazer em recebê-lo. Seja um seguidor. Para acompanhar as publicações, clique na caixa “notifique-me”:
http://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com/
http://mg-perez.blogspot.com.br/
http://producaojuridica.blogspot.com/
e outros mais, em https://plus.google.com/100044718118725455450/about
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
 
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Enviado por Maria da Glória Perez Delgado Sanches em 03/11/2014
Código do texto: T5022242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.