A COMUNICAÇÃO É INEVITÁVEL

Como todos sabemos, a comunicação se dá de diversas formas. Queiramos ou não estamos sempre nos comunicando, mesmo que não façamos nada nesse sentido.

Para um bom observador, um olhar, um movimento ou a falta de movimento, um tique nervoso, sudorese manifesta, palidez, a coloração da pele, a postura, o andar, o vestir, um cumprimento ou a falta dele etc., tudo transmite uma mensagem, tudo comunica.

Certo dia eu estava absorto em meus pensamentos cantarolando um trecho da música “Apenas Mais Uma de Amor” de Lulu Santos, quando uma colega de trabalho comentou: “Acho que o Rafa está ficando doido!”. Todos os colegas que ouviram isso riram ao mesmo tempo e olharam para mim, buscando, quem sabe, uma confirmação do que a levara a tecer tal comentário.

No momento em que me percebi alvo de tantos risonhos olhares, sem que ninguém dissesse alguma coisa, a comunicação não verbal se efetivou e me fez perceber que as atitudes dos colegas direcionavam alguma informação a mim, ou buscavam extrair alguma informação de mim, embora não eu tivesse a mínima ideia do que seria.

O trecho da música que eu cantarolava no momento do ocorrido, era o seguinte:

.

.

.

♫

Se amanhã não for nada disso

Caberá só a mim esquecer

O que eu ganho, o que eu perco...

A fala da minha colega se deu exatamente no momento em que eu cantava:

O que eu ganho, o que eu perco

Ao final da pronúncia do perco, percebi que a minha colega me olhava, porém, continuei a última frase da música:

Ninguém precisa saber♫

A colega levou literalmente ao pé da letra, a mensagem contida nas palavras e retrucou: “Ô Rafa, você está me tirando né?”.

Então procurei saber o que estava acontecendo e fui, de imediato, informado por outra colega, sobre o que se passava.

Achei graça pela coincidência e pedi à “ofendida” que não levasse para esse lado, afinal, eu só reproduzi no devido tempo musical, a última frase da melodia. E, concluída esta, apresentei-me disponível ao processo recíproco de comunicação.

É por essas e por outras que sempre há mal entendidos entre as pessoas.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 04/11/2014
Código do texto: T5022942
Classificação de conteúdo: seguro