Numa palestra o palestrante falava sobre o tema estudar, e ai lançou a teimosa pergunta aos montes de estudantes na maioria indecisos quanto ao tema. Para quê estudar?
Muitos respondiam vagamente, no fundo todos queriam ganhar dinheiro, trabalhar menos e serem bastante ricos. É então a fórmula perfeita? É só ganhar dinheiro? É esta é a meta?
            Neste dia deu vontade de dar um grito, no meio daquela multidão unânime e dizer que neste viciado mundo capitalista, onde estudar é a moeda de troca por dinheiro, conhecimento não é mais acervo, é senão uma poupança, um investimento, onde só se pensa em dinheiro e nada mais. É este o destino da educação? Será só formar pessoas interessadas em dinheiro e com zero preocupação em agregar algo para a sociedade?
            É óbvio que com decorrer do estudo você luta e pensa em ganhar dinheiro, ter casa própria, uma vida estável, contudo a grande pergunta que temos que nos fazer é qual será a minha contribuição social? Os inventos, as novas vacinas, as possibilidade de cura de doenças antes incuráveis, as novas tecnologias, será que só pensamos em dinheiro e com isso perdemos a capacidade de pensar em ajudar o outro?
            Acho que dinheiro é conseqüência, se formar e se especializar deve ser feita pela chance de contribuir para um mundo melhor, para uma sociedade melhor, para sermos profissionais melhores, que adianta o juramento feito? Se só pensamos em ganhar dinheiro, o outro que se dane? Perdão da palavra, mas é isso mesmo.
            Se pensarmos só em dinheiro o lado essencial da cidadania do ser humano vai para o ralo. Estudar é uma chance de sermos úteis, aliás, mais uma chance de aprimorar o nosso talento, seja ele qual for para, uma sociedade mais forte e unida.
            Ser médico, engenheiro ou professor ou ainda qualquer outra profissão, não deve se escolhida pensando em quanto vai ganhar sim o quanto você será útil para sociedade.
André Mendes
Enviado por André Mendes em 10/11/2014
Reeditado em 10/11/2014
Código do texto: T5029590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.