Em dois mil e dois eu sabia que haveria aula de filosofia na segunda série do ensino médio. Fiquei ansioso, queria por que queria conhecê-lo (a) algo dentro de mim gritava para conhecê-lo (a).
           Eu escrevi muitos pensamentos, idéias neste período. Eu fazia uma prova qualquer disciplina, e no verso ou ainda embaixo das questões da prova, escrevia os meus humildes pensamentos, às vezes deixava de escrever por que nada tinha que fazer na prova, mal estudara, então ficava sem escrever meus pensamentos com em compensação o meu despreparo, Teve um professor que fizera um comentário irônico: - Estava com tempo hein? Deu vontade de lhes responder mais irônico ainda: - É por que a prova estava tão fácil, que me sobrou tempo, quer comprar este tempo?
            Engraçado é que eu ficava ansioso com o futuro exame pra escrever meus pensamentos, onde o professor querendo ou não os leriam, recebi alguns elogios, alguns não me respondiam, contudo eu não parei de escrever, queria conhecer o (a) professor (a) de filosofia, queria ser filósofo.
            Ele entrou na sala de aula e sei lá havia algo que nem ele nem eu poderíamos explicar. Um dia a turma resolveu “matar a aula”, ou seja, “paredão” exceto eu, eu fui à aula, queria assistir a aula de filosofia, como não havia ninguém na minha sala, fui para onde o professor estava.
            Tive um professor que embora não fosse de filosofia, me ensinou a gostar de filosofia, ela não lecionava simplesmente, ele nos encantava. Isto é raro se ver. O que faz um filósofo? Ensina-nos a filosofar, a pensar, são quase heróis. Os filósofos somos quase todos nós que debatemos, que dialogamos a fim de multiplicar o pão do conhecimento. O filósofo não é um herói, é um apaixonado pelo mistério da vida é uma criança em forma adulta, com incansável estranhamento de tudo.

     O filósofo é antes de tudo um ser humano, onde filosofar é humanizar, porque tudo é filosofia, mas nem tudo gera filosofia, e nisso abriga a principal missão do filósofo: - Clarear onde a escuridão nos cega!  Nos proibindo de andar no terreno da verdade ou da possível verdade do mundo. Eis a missão mais humana do mundo.
André Mendes
Enviado por André Mendes em 10/11/2014
Reeditado em 10/11/2014
Código do texto: T5029598
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.