​Nós não estamos treinados a receber críticas, e aí vem um bloco de especialistas e receitam a fórmula mágica:- Toda crítica é construtiva. Será mesmo? Acho que sim, pois quando alguém quer nos prejudicar vai direto na ferida, sem atalhos e tampouco piedade.

     É preciso entender que uma crítica não é um sinal de que o (a) crítico (a) é seu inimigo. Parece ser paradoxal, mas adoraríamos ouvir todos os dias mil elogios, e não sermos alfinetados ou arruinados por críticas. Não se iluda, achando que é imune a críticas, aliás, esta postura, somente cabe àqueles que nunca erram e, portanto, nada fazem. Qualquer ação seja ela boa ou ruim é alvo de críticas ou elogio. Se ficarmos só pensando em ouvir críticas ou elogios nos tornaremos fantoches, porque agiremos pensando em agradar ou desagradar alguém. Como disse um dos maiores palestrantes brasileiros, Lair Ribeiro:- Quem não sabe ouvir críticas, não merece ser bem sucedido.
     Devemos nos orgulhar dos nossos avanços, críticas são para o nosso bem, embora nos façam às vezes pensar se o crítico (a) é nosso inimigo. Tampe os ouvidos, se não quiser ouvi-las, mas pense se não fossem as críticas com certeza você não estaria onde esta hoje. Sabem por quê?
     Estamos em crescente avanço, este avanço precisa de contínuo reparo, ou seja, de um olhar frio, para sabermos se estamos no rumo certo par atingirmos o que ambicionamos. A crítica vem para auxiliar este desenvolvimento. É óbvio que receber elogios é ótimo, quem não gosta, mesmo sendo falsos, são adoráveis de ouvir, contudo não se iludam, a vida nos molda através de provocações e desafios.
     Crescer exige que levantemos a cabeça e olhemos de frente e para frente, isto quer dizer, saber ouvi!