O Brasil é país de todos os santos, aliás, é o abrigo de todos: Santos, demônios e santinhos do pau-oco. Por isso no Brasil tudo se pode, muitos pouco ou nada têm, poucos têm tudo. A abundância no Brasil é o absurdo nas mãos de meia dúzia.
             Acreditamos que a pena de morte dará um jeito na bandidagem cada dia mais abusada, mais ousada, mais organizada. Pena que nem a pena de morte dará jeito. Já houve pena de morte, mas na sua última atuação, descobriram após o ato, que o morto julgado e condenado, era senão, inocente, o que fez abolir a pena de morte no Brasil.
            O Brasil tem tantas leis que se fossemos enumerá-las, daria um livro, mas um livro de leis que não são cumpridas porque no Brasil, ladrão de galinha é preso e ladrão de milhões, do nosso bolso, é solto!       
O Brasil não é país, mas sim caso de piada! Temos uma calmaria tectônica, o que faz do Brasil isento de terremotos, vulcões e outros fenômenos, contudo temos a podridão da política, a guerra urbana, a falta de uma real democracia.
            Mas é melhor acreditarmos que a pena de morte resolverá os nossos inúmeros problemas, porque se ainda acreditamos em Saci, Mula-sem-cabeça e outras lendas, podemos e devemos acreditar em país diferente. O Brasil terra da fantasia, um carnaval 365 dias por ano. Mesmo assim somos brasileiros, não mexam conosco, porque o máximo que ouvirão é: - Ele (a) estava brincando. E assim, roubam a Amazônia, quebram as nossas empresas no exterior, falam que somos o país dos foragidos mais procurados do mundo, no entanto: - “Brasil de amor eterno seja símbolo/Lábaro que ostentas estrelado e diga o verde-louro desta flâmula... Mas, se ergues da justiça a clava forte/verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora, a própria morte.” É o nosso lindo hino nacional, assim como o Grito do Ipiranga é todo conjunto que denuncia o Brasil como a terra da esperança, da mudança. Ainda somos de terceiro mundo, mais carinhosamente país emergente, será que haverá um abalo e assim como os que estão por último se tornarão os primeiros, acontecerá com o Brasil? Agora basta saber em qual primeiro lugar estaremos.
André Mendes
Enviado por André Mendes em 12/11/2014
Reeditado em 18/11/2014
Código do texto: T5032135
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.