OLHA SÓ QUEM FALA?! X OLHA: SÓ QUEM FALA!

Gosto desta geração que se forma pautada na própria autoestima. No seu amor-próprio. Na assunção de ser o que se é ainda que não seja um processo dos mais pacíficos.

A geração que, apesar das insistentes forças contrárias e a despeito de “os outros” serem maioria, ousa defender suas escolhas, seu norte.

Digo isso porque, ao assistir recentemente ao filme “Gonzaga de pai pra filho”, relembrei o quanto era frequente ( talvez ainda seja) dizeres de que “não se é nem gente quando jovem”. Vi o fictício Seu Januário dizer à “Luiz”, que o repetiu ao Gonzaguinha – da ficção.

Talvez esses episódios não tivessem me tocado tanto se eu também não tivesse visto acontecer comigo. E não soubesse que acontecera ao meu pai, um homem criado no interior do Ceará e que, embora tivesse superado essas falas, dentre outras adversidades, ainda as repetia, sempre desdenhando as pequenas conquistas dos filhos no intuito de desafiá-los.

Claro, pais nenhum fazem-no por maldade. A intenção não está em pauta. E provavelmente, esse modo desmotivador de “empurrar” alguém pra frente seja o responsável por essa resiliência nordestina absurdamente alta.

Entretanto, com o passar dos anos e das gerações, tornou-se quase impossível não notar que conquista é uma palavra polissêmica. Tem vários significados. Assim que posso, com trinta e cinco anos ter escrito minha história conforme me ditaram, tendo todas as conquistas que nunca quis.

Posso, também, ter vinte anos e saber bem para onde quero ir. Assim: jovem, mesmo. Sem esperar “ser gente” pra isso.

Não me desfaço das outras gerações, mas devo admitir que gosto desta. Nem mais, nem menos que coisa alguma. Só gosto. A ponto de dizê-lo.

Gosto do fato de cada idade poder contar sua história e “ser gente pra isso”. Gosto do moral empírico que tem a pessoa com 8, 15, 22, 40, 80 anos de falar o que fala. De não precisar esperar por certa idade para poder faze-lo. Nem por certo dinheiro. Nem por certo cargo. Menos ainda pela soberba do que nao ficou de vir.

Dili,12 de novembro, 2014.