A Teoria da Cauda Longa Versus Apocalipse

                                Como uma das imagens do Apocalipse
                                A Internet conseguiu
                                Um feito fenomenal
                                Democratizou a comunicação
                                Através das redes sociais

                               Lá na mensagem Bíblica,
                               O dragão de imensa cauda
                               Navega pelo céu
                               Gesticulando enfurecido
                               Arremessa à Terra inúmeras estrelas.
 
O fenômeno do Cristianismo relacionado com o fenômeno da internet.
O que nos motivou fazer essa comparação da imagem do gráfico, que representa a imagem metafórica do autor Cris Anderson com uma também imagem do Apocalipse foi a semelhança dos dois assuntos, relacionados às mudanças sociais.
A imagem do enorme dragão narrada pelo Apóstolo João diz que o animal possuía uma imensa cauda e que ela conseguiu derrubar inúmeras estrelas.
Ao nosso modo de ver, o apóstolo estava testemunhando ou pelo menos prevendo uma mudança no poder das grandes potencias sociais que disputavam entre si o domínio da sociedade.
A imagem do menino, nascido da mulher, para aquele contexto era Jesus, a pessoa que iniciou o movimento de libertação do povo através da crença de em um novo modelo de comportamento social onde a igualdade entre as pessoas seria reconhecida.
O autor do texto do Apocalipse acreditava na força da palavra como símbolo de transformação.
Jesus Cristo, através dos seus ensinamentos conseguiu revolucionar o mundo.
A sua doutrina constituiu um fenômeno para a época, e ainda hoje continua influenciando a mente de muita gente. A democratização da Fé continua crescendo mundo a fora.
O Cristianismo continua se diversificando, dividindo opiniões através da multiplicação dos títulos de igrejas que existem.
A Teoria da Cauda Longa, do autor Cris Anderson, analisa e descreve as mudanças de comportamento da sociedade atual em todos os aspectos, motivadas pelo surgimento da internet. Através da rede mundial de computadores.
Embora sob contextos diferentes, a metáfora do Apocalipse representada pelo dragão de imensa cauda trouxe-nos a semelhança do gráfico que caracteriza a interpretação do autor da teoria, que hora estamos analisando.
A Cauda Longa da teoria de Cris Anderson focaliza a internet como fator responsável pelas mudanças socioeconômico da sociedade contemporânea.
A multiplicação de blogs e sites da rede e das redes de relacionamento democratizou a comunicação como um todo, como também favoreceu o surgimento das lojas virtuais ou mercado de nicho, segundo afirmação do autor do livro The Long Tail.
O mercado de nicho, caracterizado pela variedade e abundancia de produtos oferecidos nos sites da internet, representam a parte horizontal do gráfico que cada vez mais se alonga. As lojas virtuais são competidoras em crescimento e modernização com as corporações e estabelecimentos tradicionais, que representam no gráfico da Cauda Longa a parte vertical.


Conclusão

O que nos motivou a fazer essa comparação desses dois momentos distintos da sociedade foi associar as imagens gráficas, que representada na Teoria da Cauda Longa com a imagem ideológica subjetiva do texto do Apocalipse.
Tanto o autor Cris Anderson quanto o Evangelista João, mostram a semelhança entre o grande crescimento do numero de grupos religiosos do mundo Cristão, como a Cauda Longa de Cris Anderson refere-se às mudanças contínuas da sociedade sob a influencia das redes mundiais de computadores.
Amábilis Rodrigues
Enviado por Amábilis Rodrigues em 14/11/2014
Código do texto: T5035221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.