MEMBROS DO MOVIMENTO FORAM CELEBRAR A 31ª

Comemorou-se, a 31ª Celebração pelos Mártires de Canudos, a margem do Açude de Cocorobó, naquele sábado 11 de outubro de 2014, por membros do Movimento Popular e Histórico de Canudos que teve dificuldade. Mais discutiram o tema Política oficial e politica da humanidade, debatida por Enoque Oliveira, Autor dos textos que anexam o passado e o presente.

No ato da 31ª celebração, aconteceu debates entre professores, jovens estudantes universitários de Mossoró, que estiveram visitando, o local e também a juventude do Grupo Teatral da cidade de Japaratuba Sergipe..

Sob 03 Toldos, encontrava-se pouca gente pela parte da manhã de Sábado 11 de Outubro de 2014 e próximo o local chamado de Canudos Velho.

Houve concentração de assistente e apresentação de Antonio da Barra, no papel de Antonio Conselheiro, realizado por Antônio Guimarães Neto, da Fazenda Barra, Zona Rural de Monte Santo na Bahia.

Este cordelista esteve no local, vendendo cordeis e livros de sua autoria o mesmo escreveu esta estrofe na margem do açude, confira a leitura da Mencionada, na 31ª a fez este evento da chamada Celebração / Hoje aqui na margem do açude / Que fica no sertão/ Onde o povo comemora / Neste momento e hora / Fala também de união/.

A professora Rosa da Fazenda Barra, ela fez a personagem Irmã Dulce, e Simone de Salvador, interpretou a madre Tereza da Calcultá, isto é, na peça teatral onde essas liam os textos ao Microfone.

As pessoas encontravam-se sentadas no chão e outras ficaram de pés. Enquanto Enoque Oliveira, citava os grandes líderes que se expressaram na política da humanidade Marthin Luther King, Jesus, Sócrates, e Antônio Conselheiro e outros personagens que conviveram há séculos, foram apresentados em forma de leitura, e trajados. Via a reflexão e gesto na hora da Ceia, com o oferecimento de colares, bonecos e presentadas as crianças do Sertão. Onde as lembrancinhas como pulseiras eram distribuídas, assim como as cestinhas na partilha da 31ª Celebração pelos Mártires de Canudos.

Enoque cantava as suas músicas como deixem me Viver, Salve Canudos, mais o vento era forte, por volta das 15h 36, perto das águas, todos guardavam o momento da Ceia às 15h51, servia o vinho tinto em cuia. E pedacinhos de pão, para os assistentes e visitantes que presenciavam a Celebração popular.

Às 16 horas se apresentou o sanfoneiro e cantor Antonio Joaquim, de Sergipe, em seguida cantaram e tocaram juntos, Gereba de Monte Santo, e o Wilson Aragão de Salvador BA.

No final de tarde, às 16h10, o grupo de reisado de Japaratuba, que era composto por 6 mulheres com roupas verdes e fitas brancas vermelhas em seus chapéus.

Enoque protestou sobre o Elite Política dos Conservadores e liberais que tentam tomar o poder no Brasil. Por isso os textos escritos pelo Enoque mostravam-se o perigo nos meios das sociedades do país. Portanto Canudos da época de Antonio Conselheiro, naqueles anos de 1893 a 1897, quando ocorreu guerra de Canudos. O hereditário poder enfraqueceu e impediu de crescer o Movimento Popular e Histórico de Canudos em 2014 em 2015 espera-se ver outra realização da 32ª Celebração pelos Mártires de Canudos.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 14/11/2014
Código do texto: T5035638
Classificação de conteúdo: seguro