OS 80 ANOS DA FESTA DE TODOS OS SANTOS É DESCONHECIDA POR DEVOTOS

Dando um giro pela história relembra o 31 de Outubro de 1934, quando começou a primeira festa religiosa de Todos os Santos, pelo Mons Francisco, e conhecido na época por padre Berenguer. Que atuou em paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de 1925 a 23 de Abril de 1969, datava-se o seu falecimento.

Durante esses 80 anos, houve muita mudança nas 8 décadas, onde o povo era religioso e vinha de a pé e montado a cavalo. Mais por volta de 1964 a 1974, os caminhões paus de araras, tomavam conta da praça Mons. Berenguer. Mas naquela Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014, este cordelista com os seus cordeis e livretos, que mencionavam os 80 anos, desta festa, divulgava e falava para romeiros, da Santa Cruz.

Cheguei pela parte da manhã de 31 de Outubro, e fiquei até as 15hs, vendendo cordel e conversando com Romeiros, vi chegar gaiteiros tocando pífanos e formava-se a Banda de Pífano de Ribeira do Pombal BA. Também subi a Serra com Rodrigo Batista Oliveira dos Santos de Sr. Do Bonfim.

Pelo caminho deparava-se com vendedores de Bijuterias, água mineral e outras lembrancinhas. Isto é, pelo começo da manhã encontrava-se os turistas e fieis descendo e outros subindo a Serra, com passos lentos e depressas.

Cada qual mantinha em silêncio com ansiedade e fé, ao chegar no pátio da Igreja da Santa Cruz, aí davam 3 voltas. Naquele momento podia ver os pagadores de promessas com roupas, branca, azul e vermelha, até crianças pagavam suas promessas. Em volta da Igreja, via mulheres dando voltas de joelhos, tanto sacrifício por essa graça alcançada.

Dentro da Igreja era Celebrada a Missa e assistida pelos visitantes e animadores que também participavam do ato. Outros deixavam ofertas em dinheiro para Santa Cruz.

As pequenas bandas de Pífanos, tocavam em sala de ex votos, mais no final de tarde, o caminho da Santa Cruz, ficava cheio de pessoas que vinham de longe, para pagarem promessas e visitar o local. Fazer registros e imagens da serra com as capelas e da cidade de Monte Santo.

Romeiros tiravam lascas de pedras, atrás da capela de nossa Senhora das Dores, esses acreditam no milagre, chegam fazer chá do pó da pedra.

A festa de Todos os Santos, chegou os 80 anos, dividida pelo desconhecimento do poder político que não divulgou em palanque na praça de Eventos, lugar dos acontecimentos e das Bandas que se apresentavam Tairone Cigano, Harmonia do Samba, Oito 7/4 nove, Pablito – Arrocha, Banda Volúpia, Forrozeiros da Moleca, encerrando-se com a Banda Brega e Vinho de Pedra Vermelha.

Enquanto a Igreja Católica, com os seus padres falaram nas celebrações do Frei Apolônio de Tody, do Padre Berenguer o Fundador da Festa de Todos os Santos, portanto diante de uma multidão passou-se essa comemoração entre um grupo isolado.

Por isto a responsabilidade de cada visitante a Monte Santo, aumentava a cada hora aquela multidão de romeiros que chegavam, para maior Romaria do Sertão Baiano, que atraiam ambulantes e Barraqueiros (as), nas praças Professor Salgado, Mons Berenguer e Rua Senhor dos Passos, ficava Agitada pelos camelôs de outras cidades do Brasil. Que todos os anos vem a Monte Santo.

A festa terminava pela manhã de 01 de Nov. de 2014, ainda cedo grande parte faziam esforços para ir a Santa Cruz, neste meio via os pedidores de esmolas no início do caminho, estavam lá pedindo dinheiro de quem passavam pelo local.

Policiais deram segurança à notei de 31 de outubro de 2014, em qualquer rua da cidade, encontrava gente das cidades regionais. Matinha o compromisso de vim visitar a Santa cruz, e mantendo essa tradição neste Século XXI, as Crianças, adolescentes e idosos subiram a serra, com sentimento, chegavam a Santa Cruz, e se benziam.

Retornaram e vão a festa de 31, que é dançante e lá bebem, ver cantores se apresentarem para um grande público aglomerado, em quadra de Eventos

Várias pessoas desconhecidas de culturas e versões diversas, dos Estados do Brasil, até do Exterior vem conhecer Monte Santo pela História de fé e tradição, que deve ser reativadas por todos desta cidade.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 14/11/2014
Código do texto: T5035641
Classificação de conteúdo: seguro