Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!

Por Tiago Casado

Hoje tem espetáculo! E as cortinas se abrem para mais um número de horror e suplício. Os artistas do velho circo têm história, eles também fazem a história. Estão deixando o anonimato e imprimindo na história as inconseqüentes marcas de seu indubitável talento de destruir. Eles não pensam. Agem irracional e instintivamente. Mas sabem, sabem o que fazem e por que insistem em fazer. Eles sacrificam a vida por sua arte. Sacrificam vidas inocentes sem dar explicação. Eles são inéditos. Quase não repetem o número. E os que os assistem jamais esquece o que assistiu. Suas propagandas estão nas ruas da cidade maravilhosa, marcadas pelo sacrifício, manchadas pela impunidade. Suas marcas estão aqui, nas consciências humanizadas. Todo dia, toda hora, é possível assisti-los pela TV, e também pelas ruas. O show não cobra ingresso, é de graça! Às vezes alguns dos que os assistem de perto, como via de regra, pagam mais caro. Talvez com o filho, com o pai ou a mãe... A escolha é desregrada. Nele muitas vezes o público participa, como nos números de mágica, em que as pessoas desaparecem ou são cortadas ao meio. Só que nesse não voltam mais! Cortam seus membros e suas cabeças, mas não os devolvem. Não é ilusão, não! É de verdade. O espetáculo já devia ter parado. Mas ele é vivo. Segue ininterrupto pela nossa história. Ele não pára! Senhoras e senhores... O espetáculo vai continuar!