Cerimônia Fastidiosa

O casamento da Patrícia foi igual a um casamento.

Com a mesma dança feita do mesmo passo lento.

As mães e madrinhas encarceradas num vestido em que se obrigaram a caber

Os pais e padrinhos sossegados como um domingo (salvo exceções, que pareciam sexta-feira)

Os convidados se ocupavam com novos rumores e, quando não, corriam mentalmente à festa e seus sabores.

A dama de honra, adestrada, sente a primeira pressão de sua vida. E sem precisar entender.

O tapete vermelho desbotado, continua vermelho.

Chatos, muitos parentes chatos, convidados por educação (isso também faz parte da tradição).

A cantora aquece a voz, já paga, para uma canção no mínimo, tradicional, no máximo, usual. Parece aquela canção do Natal.

Já o pipoqueiro, lá fora, aquece o óleo para a nova leva de pessoas, que chegaram cedo para o próximo casório.

A ala masculina dos convidados agora lembrou de se preocupar se vai ter cerveja, mesmo que seja inverno. Com certeza não terá conhaque.

O padre localiza seu papel amarrotado, cheio de palavras sábias e adequadas, retiradas de um ótimo livro. O best seller.

A ala feminina dos convidados repara nas flores. Já as flores, mesmo belas, não reparam o opaco ritual. Elas fazem sua parte e darão beleza até para aquelas fotos que sairão em preto e branco.

As imagens da igreja vigiam tudo do mesmo estratégico lugar de antes. Com olhos de gesso muito atentos.

Fotógrafos e câmeras não param de assaltar os noivos com as cifras de suas luzes.

Sorrisos brancos , amarelos e sorrisos sem ossos.

O mesmo par entra devagar... ou devo mencionar ser a noiva e o pai?

O noivo sente uma coceira a qual não pode dar atenção (porque alguém vai ver na filmagem).

Uma criança chora. Bateu o queixo no banco de madeira. Um grupo de colegas comenta qualquer outra besteira

Alguém ajeita a imensa cauda do vestido da noiva. E ajeita-se aos poucos a imensa cerimônia, eterna, contrariando às vezes as juras do altar

Pedidos aceitos, promessas feitas, fotos, maquiagem borrada, alianças trocadas, fotos, beijo dado, arroz ao alto, fotos, e carruagem... pausa para mais uma foto.

E entra a noiva do próximo casamento.

Ricco Salles
Enviado por Ricco Salles em 01/12/2014
Código do texto: T5054541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.