Sal no Cocho!

Desde o início deste século XXI, no Brasil, estamos vivendo os tempos da enganação!

Explico:

O Brasil e os brasileiros são riquíssimos; o primeiro como Estado que é e os outros como cidadãos!

Uma como a Pátria, deitada em berços esplêndidos; outros, seus filhos, passivos aos desmandos desses últimos governos (ou desgovernos), a nível federativo, principalmente.

Muitas pessoas dizem não gostar de política, mas não sabem distinguir a mesma, na sua essência, da política partidária e da politicagem. A partidária, às vezes, ingrata e cheia de percalços.

Vejamos as três definições:

Política:

…..Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Ainda, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativas à direção dos negócios públicos.

…..Em outras palavras, é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.

Fonte: https://blogdomarcelogomesfreire.wordpress.com/definicao-de-politica/

Política partidária:

1. Política partidária

Por Dicionário inFormal (SP) em 22-02-2014

É o exercício da política através de filiação a um partido político. De um modo geral todos nós praticamos política, contudo, para que esta prática seja de modo válido, precisamos de uma filiação partidária.

Em geral as pessoas dizem que é quando seu discurso, ideologia está vinculada a um partido. Quando vc fala em nome de um partido. Porém acho que independente disso, sempre tomamos um lado da história. E isso tem a ver com política partidária.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/políticapartidária/

Politicagem:

1. Politicagem

Por GBF (MG) em 26-11-2012

S.f. Política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.

Política reles e mesquinha de interesses pessoais.

Refere-se aos ou políticos adeptos dessa política.

pl. politicagens.

(Etm. política + agem)

"O PSDB quanto partido sempre fez politicagem."

"O embaixador da Liga Árabe em Paris, Nassif Hitti, denunciou as "manobras políticas e a politicagem que rondaram esta eleição". Folha de São Paulo, 23/09/2009

Compartilhar Incorporar enviar nova definição enviar nova imagem denunciar abuso

Sinônimos: politicalha politicagem politiquice politiquismo politicaria mais...

Relacionadas: política politicalha politiquice politiquismo depreciativo mais...

Clique aqui se você CONCORDA com essa definição! 11 sobe, 8 desce Clique aqui se você NÃO CONCORDA com essa definição!

2. Politicagem

Por Dicionário inFormal (SP) em 26-04-2008

Política mesquinha.

Atualmente, o PT no poder, tem feito politicagem.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/politicagem/

Olhem que registrei o que realmente os links ou sítios trazem, porque não sou e nem serei filiado a nenhum partido político, a não ser que criem o PEMC – Partido da Ética, Moral e Civismo.

Afirmo que há várias outras políticas, como as sociais, as públicas, as da boa vizinhança, etc..

Temos que tê-las, porque não podemos viver sem elas, haja vista ao darmos um bom dia - boa tarde – boa noite, estamos fazendo política; olhar a casa do vizinho ou vice-versa, quando viajamos, estamos fazendo política; quando aplaudimos os bens feitos, quando repudiamos os maus feitos, estamos fazendo política! Ao visitarmos os doentes, os presos, os asilados, estamos, também, fazendo política! Ou não? Claro que sim!

E as Eleições no Brasil?

Gastos astronômicos, financiamentos de campanhas irregulares, tanto as de origem interna como as externamente. Nos últimos doze anos, desvios de dinheiro das estatais, principalmente da PETROBRAS e da ELETROBRAS, para campanhas de praticamente de três ou quatro partidos, em detrimento aos investimentos da área petrolífera e energética! E para enriquecimento ilícito de seus comandantes e até comandados! A teia é grande, haja vista os depoimentos de alguns famosos, como Roberto Jefferson, Paulo Roberto Costa, Alberto Yossef, dentre milhares ainda mudos!

Considero estes ainda como heróis, mesmo em discrepância, porque tiveram a coragem de denunciar, de ser indagados pela Polícia Federal, CPIs (do Congresso) e Ministério Público, mesmo este tendo membros acovardados e outros de lisura inabalável e ameaçados que foram ou ainda serão!

Pedimos encarecidamente aos senhores Delegados da PF, meritíssimos juízes do STF, senhores Deputados Federais e Senadores da República, que não esmoreçam diante das falcatruas do poder executivo, seja federal, estadual ou municipal.

Cadeia aos culpados e devolução do dinheiro dos brasileiros pobres, miseráveis, doentes, trabalhadores de enxada, recicladores e até desempregados!

O que mais assusta não é nem os gastos irregulares de campanhas e ainda dizem que estão registrados no TSE, mas lógico que está o óbvio, e o resto? E as contas secretas na Suíça, em paraísos fiscais? As obras em Cuba, na Venezuela, no Uruguai, etc.. Vocês se lembram que a PETROBRAS perdeu subsidiárias na Bolívia, a compra da sucata Refinaria de Pasadine, dos Estados Unidos, a remodelação do Porto de Mariel, em Cuba, Programa Mais Médicos (ou melhor Mais Enfermeiros), oriundos de Cuba, como trabalhadores escravos (recebem 20% e o restante vai para os companheiros dirigentes de Cuba) e “otras cositas más”?

No segundo turno das eleições, dias antes do dia da eleição, entrou no Brasil um Ministro-Chefe das Milícias Bolivarianas da Venezuela, um tal de Elías Jaua e o Ministério do Exterior não soube, bem como a Presidente do Brasil, não viram, não tomaram providências, a não ser depois que a Polícia Federal, a nossa briosa guardiã dos direitos e deveres que lhe são atribuídos, fragar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a babá dos filhos do “cara”, a senhora Janette del Carmen Anza com uma maleta, documentos e uma arma. E após o “Ministro” se encontrar com o João Pedro Stédile, líder dos Sem Terra, disse que a maleta e a arma eram dele e que a babá de seus filhos não sabia que estava na maleta. Ela foi fichada e repatriada e ficou por isso mesmo!

Vejam o sítio: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/a-visita-muito-suspeita-do-bolivariano-elias-jaua

E, vejam e conheçam o ameaçador “Acordo Bolivariano” firmado entre a Venezuela e o MST, no sítio: http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/plenos-poderes/conheca-o-ameacador-acordo-bolivariano-firmado-entre-venezuela-e-mst/

Neste ano de 2014 o Brasil terá o menor PIB – Produto Interno Bruto dos últimos anos porque o mesmo parou, senão vejamos: até o Carnaval – Carnaval até a Copa do Mundo Fifa – Copa até as Eleições, 1º e 2º turnos – Eleições até Dezembro dos louros da vitória (poderia ser as malas da derrota) e indicações do 1º, 2º e 3º escalões!

PIB brasileiro “zero” estimado para este ano! Que vergonha!

E a inflação, o dragão que nos rodeia, motivada pela estrondosa corrupção, pela abertura escandalosa do crédito, as inadimplências, o custo Brasil, as dívidas externa e internas, etc..

O Pré-sal é uma falácia, outra enganação! Valores estratosféricos, verbas para educação, tudo enganação! E o tempo vai passando e os “anãs” esperando!

Transposição do Rio São Francisco, outra! Inauguraram 16 km ou 2,5% de um total de 600! Obra faraônica!Ferrovia Norte-Sul, outra balela! Essas e outras obras, como as dos estádios da Cópia, os Metrôs, todas superfaturadas!

Voltando a PETROBRAS, será que o cerca de 800.000 acionistas estão contentes com a queda das ações em cerca de 68%, caindo de R$ 38 para R$ 12,00?

Se estão, então vamos dar um viva ao Getúlio! Viva Getúlio! Viva! Ahahahahah... (Macaco Simão não queira me plagiar).

Quanto ao sucateamento das estatais como a PETROBRAS, a ELETROBRAS, o BANCO DO BRASIL, a CEF, o BNDS, o IBGE, UNIVERSIDADES FEDERAIS, e outras, com os loteamentos políticos, com indicações de apaziguados e famílias inteiras bocas de caçapa e luz baixa, que roubaram ou deixaram roubar o dinheiro dos brasileiros.

Uma verdadeira máfia instalada nos gabinetes, diretorias e setores da República!Lógico que toda regra tem exceção! Mas dá para contar nos dedos!

Tudo que disse aqui se acha na internet, tanto nas mídias oficial, particular e independente!

Ninguém, em sã consciência, é contra o programa Bolsa Família, mas como vem sendo aplicado. Será que não se deve fazer uma triagem, um recadastramento?

Na época do senhor Fernando Henrique Cardoso (leia-se Dona Rute, a inspiradora) a Bolsa Escola (Vale Alimentação - Vale Gás-) era para 5.000.000 de famílias do Cadastro Único (próximo de 20.000.000 de pessoas, média de 4 p/fam., direta e indiretamente); no Lula e Dilma 14.000.000 de famílias (50.000.000, média de 3.6 p/fam., idem). Mas como isso, se na realidade a população cresceu somente 6,5% (191 milhões, ano de 2000 para 203,5 milhões neste ano de 2014)?

Se o governo do PT foi tão bom, deveria ter reduzido em vez de aumentado, mais geração de empregos, setor primário forte, secundários e terciários, idem, mas

subiram as Bolsas em 180% ou quase duas vezes à do governo tucano!

O Brasil está igualzinho rabo de égua; só cresce pra trás!

Quanto às nossas fronteiras, as mesmas estão desguarnecidas e o tráfico continua solto; os viciados, notadamente do crack, se proliferam! A Segurança Pública está um caos e ainda querem desarmar os policiais mais ainda!

A nossa saúde está doente e pede socorro a cada hora, cada minuto, nos corredores de hospitais e clínicas, as pessoas estão morrendo à míngua!

Às vezes para se fazer uma determinada cirurgia, pelo SUS – Sistema Único de Saúde leva-se até 10 anos! Isto mesmo: dez anos, conforme reportagem da Rede Globo, datada de ontem, 02/12/2014.

O que se quer dizer com isso? Quando se dá o retorno chamando o paciente, o doente, o mesmo já morreu! Legal, não é?

E a Educação e a Cultura?

Nunca na história desse país estiveram tão sem recursos, sem investimentos de instrumentos mínimos, desde o maternal às universidades públicas.

Ah, sucateadas as públicas, mas bem aparelhadas as faculdades particulares de propriedade de grupos políticos!

Quanto à Cultura, se vê muita verba para ex-companheiros e bacanas, para alguns mais chegados, para outros menores, muita burocracia e muitas bananas!

Um dia desses um petista perguntou-me: sossegado! Respondi-lhe: sossegado.

Depois analisando com meus botões a pergunta vi que alguma coisa havia nessa indagação!

Não, não estou sossegado porque vejo muitos desmandos no país, têm petistas e têm PeTralhas!

Tem os que enxergam e se fingem de cegos; tem os que ouvem e se fingem de surdos!

Lembram-se quando falei dos 20% de políticos honestos?

Vocês amigos, que têm lavagem cerebral, estão nesse patamar ou da maioria?

Enfim, é tanta coisa errada, que dá nojo!

E, às vezes, vergonha de ser brasileiro!

E para finalizar, o que o Paulo Roberto Costa, ex-Diretor do Refino e Abastecimento da PETROBRAS, falou na CPI do Congresso em data de ontem, 02/12/2014, é de arrepiar! Acareação entre ele, o Paulo, e o Nestor Cerveró, o ainda Diretor da PETROBRAS.

Aconselho a pesquisar na internet, mas atrevo-me a indicar o sítio G1, dentre outros:

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2014/12/costa-diz-em-acareacao-que-nao-respondera-perguntas-da-cpi.html

E aconselho ao meu amigo Tibagi, um jandaiense de coração e atualmente residente em Apucarana: não mude para a Espanha, o teu, o nosso país é aqui!

Não abandonaremos o barco perante uma turbulência e sim remá-lo até as últimas forças porque chegará a hora que aportará na praia, com certeza!

Não seremos iguais coatís que, ariscos, são dominados pelo milho que lhe é oferecido!

Não somos animais irracionais como o gado bovino, o suíno, o cavalar, o asinino, o caprino, o ovino, dentre outros!

Somos seres humanos, com qualidades e defeitos, mas com discernimentos do que é certo e o que é errado! Somos imagem e semelhança de Deus!

O bem e a verdade, que são coisas divinas, não podem ser subservientes às malignas.

A paciência das pessoas uma hora acaba!

Não precisamos de sal no cocho!

Autor: Adiones Gomes da Silva (Ponga) – Pres. da SPJ e Delegado Cultural de Jandaia do Sul/CONBLA – Doc. nº67, Dez/2014.