EMAGREÇA SE QUISER

Um dos grandes dramas de muitas pessoas, é a chamada “Luta contra a balança”.

A maioria das pessoas em conflito com a balança dizem que querem emagrecer, mas não tomam qualquer atitude efetiva para que isso aconteça.

Apelam para os chás milagrosos, xeiques, regime da lua, regime da água, pílulas para emagrecer e tantos outros artifícios, como se fosse possível emagrecer com saúde apenas com a ingesta de alguns poucos nutrientes.

Outras há que preferem radicalizar, saem de casa em jejum e assim permanecem até o horário do almoço. E nesse horário tomam um chazinho, ou um xeique, ou uma sopinha. Quando muito comem algumas verduras e legumes, só fazendo degradar o seu estado de saúde.

Igualmente equivocadas são aquelas pessoas que acreditam que vão emagrecer como que por encanto. Comem em excesso, ingerem alimentos nocivos a seus interesses, comem muitos doces, balas, sorvetes, milk-shakes e suas refeições são sempre acompanhadas de refrigerantes. E como não bastasse, levam uma vida sedentária.

Não existe mágica: para emagrecer, é necessário que o gasto de calorias seja maior do que a sua ingestão.

E como resolver então essa questão?

A resposta é simples, conquanto colocá-la em prática possa ser, para muitos, por demais sacrificante e doloroso. Principalmente levando-se em conta que a pessoa acima do peso considerado ideal, sente mais desconforto no desempenho das atividades do cotidiano do que aquelas que se mantém com o seu IMC (Índice de Massa Corpórea) sob controle.

Qual a receita então?

O primeiro passo a ser dado é ter o firme propósito de iniciar e manter um processo lento, longo, porém efetivo de emagrecimento. E se comprometer com ele.

O segundo passo é se submeter a um check up, objetivando avaliar a sua condição geral de saúde.

Tendo sido considerado(a) apto(a) para a carga de exercícios físicos pretendidos, é hora de se buscar a ajuda de um(a) bom(a) nutricionista.

Colocá-lo(a) a par dos seus propósitos, para que possa ser elaborado um programa alimentar que atenda às novas necessidades do seu organismo. Garantindo, assim, a ingestão das fontes de energia necessárias à essa nova realidade.

Superada essa etapa, agora é se matricular em uma academia que disponha de bons profissionais, ou contratar um(a) personal trainner para que seja elaborado um plano diário de atividades físicas a serem desempenhadas.

Um plano coerente prioriza o fortalecimento da musculatura geral, sobretudo aquelas que serão mais exigidas na prática da(s) atividade(s) escolhida(s).

Não será qualquer atividade que trará os resultados esperados. Se o propósito é emagrecer, necessário se faz desenvolver atividades aeróbicas, como por exemplo: natação, caminhada rápida, corrida, ciclismo etc.

Fácil, não é?

Só tem mais um detalhe: para que o objetivo seja alcançado é preciso pelo menos 40 (quarenta) minutos ininterruptos de atividade, pelo menos 3 (três) vezes por semana.

Agora uma ótima revelação: feitos os exames médicos necessários, tendo-se o acompanhamento de nutricionista, de um profissional de educação física e cumprindo-se os tempos mínimos de atividade, juntamente com a perda gradual e consistente do sobrepeso virão também melhorias na condição geral de saúde, redução do estresse, melhoria na qualidade do sono, melhora da autoestima e muito mais.

Vale à pena, não?

Agora que você já tem a receita, vai continuar à espera de um milagre?

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 09/12/2014
Reeditado em 09/12/2014
Código do texto: T5063462
Classificação de conteúdo: seguro