FELIZ ANO NOVO!
Crônica de Valdez Juval


Depois do NATAL, a PASSAGEM DO ANO.
É sempre a mesma coisa:
As luzes se apagam, os fogos explodem, cantam o hino (pelo menos, no meu tempo, o hino tocava e as luzes eram apagadas e voltavam a acender por três vezes) e o povo se abraça.
A promessa também era a mesma:
_"Ano Novo, Vida Nova! Este ano tudo vai ser diferente. - Vou fazer isto, vou fazer aquilo... Escreverei um livro, plantarei uma árvore, terei um filho...”
Mas isto é ouvido desde muitos anos passados!
Mas tem que ser sempre a mesma coisa.
Os anos passam e não se tem colheitas.
Nem árvore foi plantada, nem livro foi escrito e nem filho nasceu.
Mas pelo menos na passagem da última noite do ano, gostamos de pensar no que passou e muitas vezes nos vemos perdidos na imensidão dos mundos, sem asas, sem motor, sem nada para voar. É como se planasse num espaço livre, sem nada mesmo que se possa apoiar.
É uma viagem estranha, longa mas esperada, para um infinito que logicamente ninguém pode alcançar. No momento sente-se como se uma espécie de vertigem que faz despencar o corpo que vai ao fundo, não porque quer mas porque lhe é condicionado.
Mas tudo isto é por causa da escuridão da noite que por instantes faz parecer o fim do tempo...
É também a ausência do nexo para tudo e ninguém quer se lembrar dos instantes maravilhosos que o tempo lhe ofereceu.
Portanto, nem tudo é obscuro.
Vamos saudar quem chega.
Vamos alimentar esperanças.
Vamos confiar no futuro.
Vamos agradecer também.
A vida é assim mesmo. Nem tudo tem que ser como queremos.
A provação também é necessária para sentirmos nossa condição de humanos.
Não vamos pensar no ontem com a negritude do que tivemos sentido ou sofremos.
Vamos pensar no ontem como o que já passou.
Amanhã será outro dia.
Amanhã será outro ano.
Um novo ano.
O desejo ardente que sentimos é que todos vejam este amanhã como a esperança de que só coisas boas viveremos.
Comungaremos juntos com esta fé e teremos certeza que nos encontraremos novamente para novamente nos abraçarmos, festejarmos e comemorarmos a chegada do novo ano.
Pelas alegrias e tristezas, que todos digam Amém.
FELIZ ANO NOVO!


 
valdezjuval
Enviado por valdezjuval em 10/12/2014
Reeditado em 23/12/2019
Código do texto: T5065168
Classificação de conteúdo: seguro