TRÊS TRADICIONAIS

 Hoje fui comer um lanche com minha mãe e a minha vó. Fomos até o centro da cidade, as duas bem arrumadas. Eu não me arrumei muito, pois não é preciso nenhuma roupa fina para eu ficar belo aos olhos dos outros. Pois bem, quando chegamos ao Lanche do Tonho, minha mãe disse que havia esquecido de pegar dinheiro no banco, disse pra ela que iria com o maior prazer pegar o dinheiro para nós comermos, mas ela falou que não dava, pois o mesmo já havia fechado. Minha vó exclamou:
 - Não se preocupem, deixem o lanche por minha conta!
 Isso era bom para nós que éramos economicamente desfavorecidos. Ok, fizemos o pedido. Três lanches tradicionais de carne e um suco de laranja para acompanhar (por favor!)
 Ao terminarmos de comer aquele alimento abençoado, minha vó disse que já estava ficando tarde e ela precisava ver novela. Nos levantamos. Quando ela abriu a sua pochete para pagar o atendente, percebeu que não havia dinheiro em sua bolsa.
 
- E agora? Ela nos disse. Não sabíamos responder à essa pergunta que ela havia lançado para nós. Uma batata quente havia saído de sua boca, o atendente, minha vó, eu e minha mãe, havíamos começado o jogo. Os olhares lançavam vergonha um para o outro, ficamos nos olhando por um tempo, até que minha família formou um time, e se uniu contra o atendente que estava sozinho, ficamos olhando para ele por um tempo até obtermos uma resposta. Ele estava com a batata e iria se queimar.
 
- Bom, eu posso fazer fiado dessa vez, se alguém vier pagar amanhã, e eu tiver alguma garantia disso.
 
Olharam para mim dessa vez.
 
- O senhor pode ficar com a minha identidade se quiser.
 
Sorriso nos lábios, aprovação. Um peso saiu das costas de minha vó e de minha família naquela noite, estávamos livres (pelos menos por enquanto) da dívida com o sr. Tonho. Mas ainda estava com fome, e havia um homem que vendia churros no outro lado da rua. Tenho o meu CPF e a carteira da biblioteca, será que ele faz fiado?
Juca Rino
Enviado por Juca Rino em 11/12/2014
Código do texto: T5065683
Classificação de conteúdo: seguro