NARIZ DE PALHAÇO

Curiosa é a força de comunicação que tem o adereço denominado “nariz de palhaço”, sendo impressionante a diversidade de usos e simbologias a ele atribuídas.

É cada vez mais comum adornar-se com esse símbolo em manifestações de repúdio, de insatisfações e movimentos grevistas de toda ordem.

O interessante é que a mera utilização dessa caracterização fala por si, não necessitando de qualquer palavra ou atitude para transmitir a mensagem desejada. Basta o uso, para que se transmita eficientemente a mensagem desejada.

Como o próprio nome nos remete a associar, a utilização do “nariz de palhaço” é própria desse artista circense, ou de algum artista ou performer que assim se caracteriza para transmitir diversão e alegria ao seu público, onde quer que esteja: escola, praça pública, hospitais etc.

A presença desse personagem no palco ou em qualquer lugar onde atue é certeza de muita alegria e descontração, principalmente para a garotada.

Mas na manhã do dia 20 de fevereiro de 2014 presenciei uma cena muito curiosa e engraçada, nunca antes por mim vivenciada, na qual se fez alusão a esse caracterizador artefato.

Aproximou-se do recinto em que eu e dezenas de outras pessoas nos encontrávamos em atividade laborativa, um colega de trabalho tomado por uma incontida necessidade de transmitir mensagem por ele julgada de grande relevância para nós.

Antes que a sua presença fosse percebida, esse entusiasta das atividades de testes de softwares, envolvido por nobre sentimento de comprazer com os profissionais dessa especialidade, de inopino, com seu vozeirão, emitiu saudações parabenizando-nos a todos pela comemoração do Dia Internacional dos Testadores de Softwares.

O inesperado fato pegou-nos a todos de surpresa e antes que pudéssemos agradecer pelas felicitações, ele se dirigiu com aspereza a outra pessoa dizendo: “POR QUE VOCÊ AÍ COM ESSA CARA? POR ACASO EU ESTOU COM NARIZ DE PALHAÇO? TEM MUITA GENTE QUE NÃO TEM NARIZ E É MAIS PALHAÇO DO QUE EU. VOCÊ TAMBÉM ESTÁ ENTRANDO PARA A TURMA DO MAL”.

Apesar da situação constrangedora houve quem não se contivesse, caindo na gargalhada. Talvez por não ter entendido bem o que estava acontecendo.

O episódio trouxe à tona uma questão que não me parece assim tão difícil de responder, qual seja: Será que só é risível aquele que usa “Nariz de Palhaço”?

Da minha parte sou convicto que não: Risível é todo aquele que faz rir.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 12/12/2014
Reeditado em 12/12/2014
Código do texto: T5066942
Classificação de conteúdo: seguro