O Brasil não é apenas o país do futebol

*Por Herick Limoni

Há tempos o Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, a “pátria de chuteiras”. Esse reconhecimento é devido, em grande medida, aos cinco títulos mundiais conquistados pela denominada “seleção canarinho”. Tais conquistas, ainda hoje, enchem a nação brasileira de orgulho e, de igual forma, servem para entorpecer corações e mentes, tão carentes de saúde, educação, segurança e outras coisas de “somenos” importância. Sabedores dessa paixão nacional, poucos não foram os políticos que dela se aproveitaram. Mas isso é uma outra história.

De uns tempos para cá o futebol brasileiro tem deixado de ser uma unanimidade. É notório que o futebol nacional está em declínio, e prova disso foi a humilhante derrota sofrida para a seleção alemã, nessa copa de 2014, por 7x1. Tal derrota deixou claro, de forma inequívoca, o que todos já sabiam: ninguém e nenhuma equipe vence somente com o nome. Com a derrocada do futebol, outros esportes ganharam destaque.

Recentemente, no Catar, a equipe brasileira de natação sagrou-se campeã do 12º Mundial FINA de Piscina Curta, com um total de dez medalhas, sendo sete de ouro, uma de prata e duas de bronze. Foi uma conquista inédita para o Brasil. Nessa conquista, ao invés de Pelé, Garrincha, Gérson, Romário e Ronaldo Fenômeno, os heróis nacionais foram o já consagrado nadador César Cielo, o até então coadjuvante Felipe França, que conquistou nada menos que cinco medalhas de ouro e Etiene Medeiros, que além da medalha de ouro nos 50 metros costa, quebrou o recorde mundial.

Outra façanha desportiva que merece destaque é a possibilidade inédita do título mundial de surf pelo brasileiro Gabriel Medina (20). O jovem surfista disputa o título mundial com a lenda americana Kelly Slater (42), onze vezes campeão mundial e com o tricampeão, o australiano Mick Fanning (33). O brasileiro é o primeiro colocado no ranking do WCT e está muito próximo de desbancar dois dos maiores surfistas do mundo.

Como se vê, outras modalidades esportivas, pouco a pouco, vão ocupando as lacunas deixadas pelo esporte bretão, ascendendo outros atletas ao papel de protagonistas do esporte nacional, ratificando que o outrora país do futebol é, nos dias atuais, também o país do surf, da natação, do vôlei, das artes marciais, etc.

* Bacharel e Mestre em Administração de Empresas