QUISERA EU SER TAL QUAL UMA FORMIGA

Artrópode de minúsculas dimensões e dotado de uma energia, força, persistência, foco no objetivo, senso de direção e sociabilidade descomunais.

A formiga bem que poderia ser fonte de inspiração e modelo de conduta para mim, enquanto ser humano: ela não vagueia, não titubeia, não compara, investe, trabalha, persiste e faz sua parte.

Jamais se viu uma formiga fazendo corpo mole, gastando energia fiscalizando as outras, ou comparando sua produtividade com a das demais. Exerce o seu papel incondicionalmente. Sai em busca de alimento e de insumos para sustento e proteção sua e de seu formigueiro.

Quando encontra o que procura, trata de demarcar a trilha até o formigueiro e deste à fonte, para que os outros elementos de sua colônia possam se orientar, sem perda de tempo, otimizando assim, os resultados. Por sua vez as demais formigas, ao transitarem pelo rastro deixado por sua antecessora, vão impregnando o trajeto com o feronômio, reforçando a comunicação e dando agilidade ao processo facilitando assim, a vida das demais.

Ao passar pelas outras integrantes da correição, toca-as com suas antenas, reenergizando-se mutuamente.

Objetiva por excelência, só percorre caminhos que a conduz à fonte de suprimentos.

Não importa o quão difíceis são os obstáculos, ela os transpõe, um a um em busca do seu objetivo. Aliás, a formiga não reconhece obstáculos. Caso não seja possível transpô-los de imediato, dá tempo ao tempo e não desiste de sua busca.

A formiga é capaz de transportar cargas bem superiores ao seu peso e de dimensões várias vezes maiores que as dela. E, quando não lhe é possível remover o fardo sozinha, tem facilidade para organizar sua equipe, de forma ordenada, eficiente e eficaz.

Pode acontecer que, chegando ao formigueiro, o fardo ser tão grande que não é possível transpor a passagem. Trabalho perdido? Definitivamente não. Uma vez mais entra em ação a organização e a divisão do trabalho. Formigas outras se juntam, dando início ao “mutirão”, com vistas à resolução do problema. Não demora e logo a carga é fracionada e transportada até o destino.

Perdas sempre há, porém, estas jamais são usadas como desculpas para que o propósito não seja alcançado.

Longas distâncias, obstáculos, perdas, intempéries, nada é capaz de deter uma formiga em combate.

Talvez seja utópico, na minha pequenez, querer ter a “grandiosidade” de uma formiga. Mas sei que posso me inspirar nela para me tornar um ser humano cada vez mais produtivo, destemido, inabalável, amável e sociável.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 19/12/2014
Código do texto: T5074532
Classificação de conteúdo: seguro