La Mer no Ventilador

A presidente diz que “não há crise de corrupção no país”. Depois afirma que “todos os culpados serão punidos”, referindo-se muito provavelmente à mesma questão.

Ou se tratam de duas afirmativas conflitantes ou precisamos aperfeiçoar a nossa capacidade de interpretação de textos.

Enquanto isso, destaca-se nesse cenário o pronunciamento ontem da ex-gerente da Petrobrás Velina Velosa da Fonseca. Diante dele tornamo-nos incrédulos. Será que há mesmo gente empenhada em restaurar o orgulho e o prestígio de uma de nossas maiores empresas? Sim, porque com tanta gente importante envolvida nesses escândalos, tantos atos de corrupção disseminados por todo o território nacional, com tantos vespeiros que jamais ousaríamos passar por perto, que dirá meter a mão – será que ainda há pessoas que defendam com intransigência princípios éticos? À custa de grandes prejuízos morais e materiais à sua própria vida, a começar pela demissão de sua empresa? Além de pressões de todos os lados?

Realmente ficamos estarrecidos diante da coragem de uma pessoa em pronunciar o que disse diante das câmaras de TV, preocupadas com o maior IBOPE que possam alcançar. Quando o mais cômodo seria calar, se omitir ou falar sobre futebol. Telenovela seria também outro tipo de amenidade, sobretudo entre mulheres.

Não terá sido essa senhora colocada ali pelo Aécio? Poderemos supor tudo, menos que ela esteja sendo verdadeira. Já que no oceano da corrupção a alternativa para a verdade é se diluir rapidamente pela areia.

Rio, 22/12/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 22/12/2014
Código do texto: T5077417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.