A TIA GOSTA MESMO DE MELANCIA...
 
Com quase 60 minutos de atraso,a presidente brasileira,Dilma Rousseff, teve seu encontro com jornalistas credenciados em Brasília,de fim deste ano,no primeiro andar do Palácio do Planalto,em momento de despedida no chamado “café da manhã”,nada comendo,embora a mesa estava farta de frutas e doces e sucos.Disse que estava fazendo regime para emagrecer... Sentou-se à mesa,bem humorada,embora- no fundo- cheia de problemas na cabeça e disse uma pérola,para 55 jornalistas e 22 fotógrafos,quando instada a tomar ou comer algumas das iguarias.Perguntada se tomaria suco de laranja,respondeu:
“Gosto de melancia”.
Ao responder essa indagação, a mandatária não se subverteu nem tergiversou... Foi até sincera...Disse o que lhe apetece.
Gosta mesmo de melancia... Desde a juventude,quando se despertava ao mundo político da época,anos 60, quem era adepto dessa fruta significava ser “verde for fora e vermelho por dentro”...Está certa a “tia”.Coerente,pois.
Tem procedência a resposta da tia – presidente da república que no ano que entra vai reiniciar um novo mandato,depois de disputada campanha e vitória nas urnas.E, informa que quer emagrecer...também.Sai de baixo...  Por outro, também o povo brasileiro deve emagrecer,pelo cenário que está aí – infelizmente adverso e nada para engordar ninguém... Salvo algumas exceções,por óbvio.
Por gostar de melancia...Daí,talvez, a razão de ter construído em Cuba,ao final do primeiro mandato o Porto de Mariel, bem moderno, coisa que o Brasil carece de Norte a Sul,aliás desde a chegada de D.João,quando aportou em Salvador.  Assim foi e assim vai... Coisa de quem gosta mesmo de melancia. Construir com o dinheiro (brasileiro) do BNDES ou seja nosso um porto em Cuba, sem entrar- hoje- no mérito se lá existe reciprocidade econômica, interesses internos entre as nações, se há uma democracia autêntica e coisa e tal. Há comunhão de ideais entre a mandatária, ex-guerrilheira (confessa) e o antigo-atual regime cubano que, de uns dias a esta parte começou – finalmente,finalmente- a estreitar relações fraternas com os Estados Unidos e vice-versa. Ressalte-se que o porto de Mariel já inaugurado não havia esse clima festivo e fraterno entre as duas nações –Cuba e EUA, que por 50 anos (inacreditável) trocaram farpas,tresloucadamente. Um absurdo histórico,isolar uma pequena ilha em todos os quadrantes,do resto do mundo,como fez o ex-presidente Kennedy,na década de 60.Há sempre uma estupidez entre os governos e seus mandatários...Paciência.Um castigo contra o povo cubano sem crime... Cinquenta anos Cuba agüentou esse absurdo,mesmo com a queda da União Soviética e o fim da chamada “guerra fria”.
Gosto não se discute,da nossa presidente!! Por outro,reconheça-se,publicamente,que o ex-lider Fidel Castro,jamais se autocondecorou,a semelhança de seus coleguinhas tiranos latino-americanos,enchendo o peito de medalhas e passa para a história,como um até coerente e incorruptível,embora nada libertário.Isso é também outros quinhentos...                             Pelo andar da carruagem,breve,poderá até mudar suas preferências,embora a  “Tia” ainda diz e insiste que gosta mesmo de “melancia”- conforme adiantou aos jornalistas planaltinos.
Segundo se apurou a despedida fez parte da tradição no Palácio do Planalto e instada ainda a responder por outras questões internas(mais indigestas), nada quis adiantar e pressionada pelos jornalistas disse outra pérola:
“Tenho um treino em técnica de interrogatório que vocês não imaginam”..., disse, sorrindo. Aí,deixou o recinto.
Embora não goste a presidente de entrevistas coletivas, suportou (80)  oitenta minutos infindáveis e, após algumas fotos com alguns jornalistas, retirou-se logo após. Está na Bahia refrescando a cabeça,  o corpo e a alma de petista de carteirinha que não abre mão das "MGraças" da vida, mesmo que o mundo desabe sobre nossas cabeças. Saravá,meoirmão...ninguém aguenta.
Ano que vem um novo mandato que já tem,  uma nova samba canção(ritmo pesadíssimo),que o vulgo está chamando de “petrolão”.A capa do LP – já tem nome- Lava Jato.Tem várias faixas.
Dizem, os mais informados que nessa nova moda musical,ou ritmo(frenético) muita gente vai dançar... e, dançar adoidado.
Quem viver verá. Ou ouvirá?