10882294_777766005642678_7160271750710837258_n.jpg?oh=e1e7a82c6aedf8f9c871c4603796f73e&oe=5545C5FD
Vamos de Jingle Bells?
 
O clima geográfico determina o que ouvimos nas festas de fim de ano.
No Hemisfério Norte, o tempo literalmente faz de todo mundo seu refém. Algumas boas doses de gemada com um pouco de rum ou qualquer outra bebida alcoólica, uma bela lareira acesa, piano ... Deve ter sido assim que surgiram as primeiras canções natalinas na Inglaterra, Alemanha, EUA ... Sem poder sair de casa, com falta do que fazer, pessoas passavam suas horas, e porque não dias, compondo musiquinhas para cantar nas noites geladas com a família e amigos. Um jeitinho sábio de driblar as noites de nevasca e falta de lenha também. Os temas são dos mais variados, desde um passeio de trenó (Jingle Bells) até a suposta traição da mamãe flagrada beijando Papai Noel (I Saw Mommy Kissing Santa Claus). Até 'Jingle Bells' virou 'Jingle Bell Rock'! Aí é coisa da modernidade, puro marketing pra atualizar e captar os jovens rebeldes.
Tenho um box com The Stars of X-Mas. São dois CDs com 50 canções cantadas pelos The Best. Se ouço tudo? Apenas as que mais gosto que não deve passar de dez.
Quase todo cantor e banda da Grã Bretanha, dos EUA e Canadá que estejam no Top Ten procuram gravar um CD Natalino por que quem pretende fazer festinha ou big festa para reunir o povo do trabalho e/ou família tem que ter música natalina pra animar a festa que é exclusivamente em ambiente fechado. Nada mais justo do que ouvir quem você curte cantando Jingle Bells né? Mesmo se for o doido do Ozzy Osborne.
Aqui no Brazil, são bem poucos que ousam lançar algo musical pro Natal por que o mercado aguarda, ou pelo menos aguardava, o álbum do Rei, Roberto Carlos, todo final de ano. A cantora Simone lançou um CD de Natal: 25 de Dezembro (1995). Foi uma forma boa dela unir o útil ao agradável já que comemora seu aniversário junto com o Menino Jesus. Aquele Natal só deu Simone e "Então É Natal" (War Is Over - Lennon). Vendo que deu certo pra Simone, o Exaltasamba, Arte Popular, Negritude Junior e Só Preto Sem Preconceito se uniram e lançaram 'Samba De Natal' no ano seguinte (1996). Basicamente, é o que ouvimos no Brasil, isto é, se você tem esses CDs natalinos ou o último CD do Roberto Carlos que vem com a mesma melodia e ladainha romântica.
Aí eu dou aquela olhada básica nos meus CDs de Natal com cantores nacionais e vejo que a grande maioria das canções é estrangeira e traduzida. Porque será? Pra inicio de conversa, neve predomina em quase todas as composições e num país tropical, pode ter certeza que você não vai encontrar neve nem em São Joaquim, SC entre dezembro e março por que é verão.
Tem duas canções que adoro mas que me deixam muito entristecida: 'Oh Christmas Tree' / 'O Tannenbaum' e Little Drummer Boy. São musts natalinos mas a letra e/ou o ritmo mexem muito comigo na hora de cantar e fico sufocada.
Hora da confissão: minha canção predileta é Boas Festas de Assis Valente. Pois é! Talvez não fosse a que cantava quando criança por que não entendia português 100% mas desde que me entendo por gente passei a gostar demais. Apesar da letra denunciar a morte do bom velhinho e confessar que a felicidade é brinquedo que não tem, o ritmo não deixa a peteca cair. Bem coisa de brasileiro, né!
                               522115_773403966078882_3096125745496751434_n.jpg?oh=94be96690b21eb2e749f832da18edcc4&oe=54FD4142&__gda__=1429771911_cd5d777359fd0fd21179ffceabd38f23
* Meu Pai bateu essa foto da minha Mãe comigo numa manhã de dezembro de 1966. Provavelmente o último dia de aula do kindergarten na Hawkins Street School antes do Natal. Estou com o presente pra minha teacher, Mrs. Williams, e Christmas cookies pra festinha na sacola. Lembro sim ... Lembro como se fosse hoje.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 29/12/2014
Código do texto: T5083993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.