Cachorro de rua

Perto da minha casa há um cachorrinho zaroi, que só de você chegar perto ele rosna, ou sai correndo, fico imaginando qual terá sido seu destino, o quão dura e impiedosa terá sido a sua vida. Teria sido amado algum dia? Teria sido vítima de crianças cruéis. Quem o teria abandonado aqui no bairro? Um dono que por acidente feriu seu olho, uma família que se cansou de seu bichinho de estimação, teria fugido e se perdido ou teria vivido sempre solitário na rua. De onde ele se alimenta, será que vive só dos restos que encontra dos lixos, ou será que alguma boa alma o alimenta. O certo é que só aqui no meu bairro tem um monte de cachorros abandonados. Se em cada bairro houver o mesmo número de cachorros abandonado então deve haver centenas deles aqui na cidade. Por que tantas pessoas abandonam seus cachorros? Será uma punição a cachorros desobedientes, bravos ou que de alguma forma não corresponderam as expectativas de seus donos.

Mês passado vi uma reportagem em que criminosos roubavam animais de estimação para venderem no mercado negro. Também vi outra em que a dona do cachorro sem querer deixou a porta da rua aberta e o bichinho fugiu e se perdeu, a dona oferecia uma recompensa para que achasse e devolvesse o cachorro. Por que alguns cachorros valem tantos e outros nada. Só por que alguns tem certidão de nascimento e atestado de pedigree são melhores que aqueles que não deram a sorte de nascer em berço de ouro.

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, mas com amigos assim que só olham se o cachorro é de marca, que ferem, abandonam, torturam nenhum cachorro precisa de inimigos.

Denis Glauber da Silva Reis
Enviado por Denis Glauber da Silva Reis em 31/12/2014
Reeditado em 02/01/2015
Código do texto: T5086669
Classificação de conteúdo: seguro