A FAZENDA QUE FOI DO BARÃO NÃO HÁ MAIS MORADOR

Itapicuru de Cima, segunda a origem indígena quer dizer: pedra riscada, por volta de1622 e em 1648, formava-se o lugarejo, mais lembrando o século XVII, depois dominado por Garcia D’ Ávila, missionários, capuchinhos e jesuítas, que tentavam fazer um trabalho, nas Aldeias, Cariri, Paiá, Quiriri e Massacará. A Casa da Torre comandou grande parte do Litoral Sergipano. E também Crisópiles até o Ano de 1862.

A Fazenda Camuciatá pertenceu os Dantas em 1830, e ao Cícero Dantas Martins 28/06/1838 a 27/10/1903, foi advogado, político e grande proprietário de terras. O Casarão Camuciatá é construído pelo engenheiro José Ferreira Ramos, de 1890 a 1894 , em Agosto de 2014, completou 120 anos. Portanto a última moradora era a nora do Barão, Ana Adelaide que faleceu em 1965, aí o Casarão é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural em 1994. Por isto esse memorial pode atrair escritores e cordelistas em 2015.

Dirigimos nos a cidadezinha de Itapicuru naquela quinta- feira, 11 de setembro de 2014, e escrevo está matéria. Que menciona-se o Itapicuru, onde tem a Rádio, Clube, Internet e a Feira Livre as Sextas.

Por isso estivemos no local em 11 e 12 de Setembro de 2014, estávamos pela primeira vez em Itapicuru, lá cheguei ás 11h10, de uma manhã, com chuva fina, mais no começo da tarde fez calor.

A cidade de Itapicuru é pequena com ruas desordenadas e com ladeiras, na entrada encontram-se 2 Barracões, uma Casa de Carne e comércios locais, na praça encontravam os canteiros que serviam de Bancos de Jardim. Com árvores e gramas. Tendo na dita Praça, agência do Banco do Brasil, um chalé onde fica o Fórum Barão de Geremoabo, escrito assim. E ao lado a Igreja Católica no estilo colonial, tem uma casa velha que serve de Prefeitura Municipal, e casas antigas.

No meio da tarde estiou e nós resolvemos localizar a casa do Barão e nos informar na rua. Ai podemos verem os jovens estudantes e maturistas de cor parda e branca, na praça da Bandeira, encontrava-se uma única Pousada a Montana, nesta hospedamos. Mais Itapicuru de Cima fica isolado logo após o Rio Itapicuru, e sobre o mesmo depara-se com uma estreita Ponte, vindo de Olindina, a estrada passa por dentro de Itapicuru, ao leste vai para Tobias Barreto e ao Norte segue pra Rio Real.

Em frente a Igreja tem um cruzeiro histórico, com três datas de 08 de Novembro de 1822, de 25 de Novembro de 1822 e 07 de Janeiro de 1823.

Na principal Praça da Bandeira, tem um busto do Dr. João da Costa Pinto Dantas de 1873 a 1940, é uma forma de gratidão ao povo de Itapicuru e do Nordeste baiano em 28 de Fevereiro de 1948.

A fazenda Santo Antônio do Camuciatá, onde encontra-se o Casarão pintado de amarelo e com frente para o norte, onde morou Cícero Dantas Martins o Barão de Jeremoabo. No terreiro da casa via uma Lagoa com água.

Alguns pertences da casa do Barão aguardam-se através de projetos para restaurar-os, ainda são muitos parentes do Barão. Essa casa histórica vai ser transformada no Museu do Nordeste Barão de Jeremoabo confirmado pelo bisneto do Barão, Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, esse falou para Revista muito de A tarde de 05 de outubro de 2014.

Confira essa fala de Álvaro “Nós queríamos preservar esse patrimônio e esta foi a maneira que encontramos para deixá-la intacto para as próximas gerações”

O cordelista José de Jesus visitou o local e não pôde conhecer o interior do casarão. Mais conseguimos chegar com atenção, fotografei e filmei-o, esse encontrava fechado para visita e pesquisa. Esperamos ver em Breve, aberto e ter um Guia experiente pra explicar quem foi esse Barão, que ganhou o baronato, ou seja, titulo oferecido pelo imperador D. Pedro II, porque Cícero Dantas Martins tinha muitos engenhos e senzalas e 61 fazendas, sendo o maior Latifundiário da segunda metade do século XIX. Mas em pleno século XXI, isto é, em 2014, nos arredores permanecem algumas fazendas com capins onde viam os bovinos pastando. As terras são cercadas e plantam milho, feijão, coqueiros, Mangueiras, cajueiros naquelas baixadas, atravessa o Rio Itapicuru que é largo e profundo.

Andei em várias ruas da cidade de Itapicuru, vir um Estádio de Futebol, em ruínas, rua recentemente calçada e o Colégio Antônio Carlos Magalhães.

Na Praça da Bandeira a noite de 11 de Setembro de 2014, os moradores locais começavam a chegar e sentavam em bancos, e dialogavam.

A Igreja de Itapicuru contêm 9 janelas de cada lado, com frente para Sul. E dentro desta Igreja Católica ver o altar no estilo colonial, tendo colunas e paredes internas de grande espessura.

Antônio Conselheiro esteve em Missão de Saúde, do Município de Itapicuru em 1876, e todo Vale do Itapicuru, Rio Real, Crisópiles, Timbó, Inhambupe, Natuba, hoje Nova Soure, Bom Conselho, Cícero Dantas, e outras vilas do Sertão ao litoral Sergipano, onde o Barão impedia o Conselheiro de predicar e construir Igrejas, Cemitérios e aguadas com seu povo revoltado pelos fazendeiros aliados ao Barão.

Santa Tereza da Canabrava na época dos Jesuítas nos séculos XVII e XVIII, em homenagem ao Marquês de Pombal, que expulsou os Jesuítas do Brasil em 1759, Santa Tereza da Canabrava, hoje é Ribeiro do Pombal que ganhou o sobrenome do Marquês de pombal.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 07/01/2015
Código do texto: T5093887
Classificação de conteúdo: seguro