ENVELHECER SEM VELHO SER

A velhice é algo que de uma forma ou de outra está sempre em nosso derredor, afetando-nos muito mais do que podemos imaginar.

Na tenra idade convivemos com os nossos avós, bisavós e pessoas idosas e os vemos muito velhos. Não nos damos conta de que um dia também seremos como eles: perderemos o brilho da pele, dos cabelos, teremos a vista embaçada, perderemos a juventude, perderemos o viço. Mas tudo isso parece tão distante de nós a ponto de acreditarmos que seremos sempre jovens.

O tempo passa e quando percebemos já estamos na meia idade e isso para muitos é desesperador.

Há quem aos 40 anos já se julgue tão velho, a ponto de não encontrar ânimo para quase nada. Outros há que, tendo vivido toda a juventude em excessos, fazem avançar sobre si as marcas indesejáveis do tempo.

Não se trata de puritanismo, de querer viver uma vida excessivamente regrada, mas quanto mais evitarmos os excessos, quanto mais balanceada for a nossa alimentação, mais chances teremos de amadurecer saudáveis.

A ingestão de água em quantidade adequada, incluindo aí um copo ao acordar e outro ao se deitar, mantém-nos hidratados, limpa o tubo digestivo e auxilia na distribuição dos nutrientes pelo corpo.

Outro fator de relevante importância no que concerne a uma saúde melhor e de maior qualidade de vida, é a prática de exercícios físicos adequados à realidade de cada um e ao menos três vezes por semana.

A atividade física realizada regularmente e seguida dos cuidados necessários à sua prática, dá ao corpo a flexibilidade, mobilidade e vitalidade de que necessita para superar a carga do dia a dia e minimizar os efeitos adversos dos anos vividos.

Atividades ao ar livre, passeios dominicais com a família e/ou amigos, peças teatrais, filmes, apresentações culturais, boa leitura etc. contribuem para o nosso equilíbrio físico e mental e para o nosso bem-estar geral.

Religiosidade, trabalhos sociais e de voluntariado trazem mais sentido a nossa vida e ajuda a melhorar a qualidade de vida nossa e dos mais necessitados.

A forma como lidamos com os fatos do cotidiano delineia sobremaneira a nossa vida. Pensar positivamente, agir em conformidade com os nossos pensamentos mais nobres, ter atitudes altruístas, molda um futuro altamente promissor para nós.

Mantermo-nos sempre em sintonia com as mudanças do nosso tempo, evitar os pré-julgamentos, o mau-humor, a censura, a implicância, deixa-nos mais leves.

A tolerância para com aqueles que nos cercam, sejam eles mais novos ou mais velhos, conhecidos ou desconhecidos, ricos ou pobres, evita que entremos em conflito com as pessoas e nos proporciona paz de espírito.

Complementando a tudo isso ter pensamentos elevados, aceitando com hombridade o que de desagradável nos sucede, dando graças a tudo de bom que a vida nos oferece, eleva-nos.

Como dizia Simone de Beauvoir : “Viver é envelhecer, nada mais”.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 08/01/2015
Código do texto: T5094797
Classificação de conteúdo: seguro