2015: Os mesmos rituais e as mesmas atitudes

As expectativas foram tão grandes para o fim do ano de 2014, que em dezembro, ouviam-se várias metas para serem traçadas em 2015, objetivos e mudanças de atitudes. Houve quem falava da dieta milagrosa do suco verde, inclusive eu, fui uma dessas pessoas, alguns falavam em bens materiais, outros falavam em ideais nobres, novas preces, novos amores, e assim foi seguindo o mês de dezembro...

Aqui em Brasília, muita gente contava os dias, horas e minutos para que o ex-governador petista, Agnelo, saísse antes mesmo de Brasília sufocar-se em ruínas, sem ver o tão esperado e renovado 2015. Foi enrolado, mas teve a queima de fogos na esplanada. Também, não poderia faltar a queima de fogos na capital do Brasil, ainda mais, em um ano de vitória do PT, um 2014 de perda total.

Chega o dia 31, a última chuva do ano, caiu logo nesse dia, e veio forte, derrubou árvores e levou telhas. Tem gente que acha que a última chuva do ano é como se fosse uma espécie de descarrego, essa parecia uma revolta da natureza. Se São Pedro fosse noveleiro, acho que ele substituiria chuva por pedras, parodiando o final da novela pedras sobre pedras.

É réveillon, todo mundo de branco com seu espumante chic na mão. Os salões de beleza lucram neste dia. Os bares também. Tem gente que nem vê direito o fim do ano, de tão bebum que fica. É tudo alegria... É Festa... Harmonia...

00:00 hora: As promessas são tantas, só coisas positivas, os mesmo rituais, pulinhos nas ondas, enquanto o céu queima em fogos. Coitados dos cachorrinhos de rua!... Muita emoção, e, durante uns 10 minutos, surgem seres humanos melhores...

2015 chegou, os novos seres humanos estão agora renovados. Foram tantos rituais, que dá até para acreditar, mas os meses vão passando e tudo continua a mesmice de sempre: hipocrisia, corrupção, mentiras, falsidade e ambição. E os cachorrinhos de rua, que esperavam apreensivos o fim da ritualística queima de fogos, para poderem descansar, ainda estão na rua. Muitos chutados pelo fulano ou pela fulana. Os mesmos que, muitas vezes, prometem serem melhores a cada fim de ano, ou seja, nada mudou... E nessa hipocrisia toda, eu ainda prefiro acalentar os meus cachorros. FELIZ 2015!

Jonas M. Carreira (historiador)

Me ADD no Face:

jonasmcarreira@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 10/01/2015
Código do texto: T5096722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.