Mulher Maravilha contra a escola tradicional

Eu quero saber o por quê de tudo,não sossego enquanto não descubro.Lendo uma revista se não me engano a "Superinteressante" (é a cara de pessoas como eu rs),descobri que sou filósofa rs,podem acreditar.

Uma vez na faculdade,aprendemos sobre mitos gregos;muitos já conhecia,mas havia um que nunca tinha ouvido falar:"Deus Pan".Ele era feio igual o chupa -cabra,todos morriam de medo dele.Daí eu falei assim:"será que a palavra pânico não é originária do "Deus Pan"?No dia seguinte,pesquisei no "google":"origem da palavra pânico",e não é que estava certa mesmo.Como diz o "Chapolin Colorado:"suspeitei desde o princípio" rs.

Falei sobre minha descoberta na faculdade,todos ficaram bobos com minha sagacidade.A tutora do meu curso me elogiou (que milagre rs),dizendo que professor deve ter espírito de pesquisador.

Sempre odiei ir à escola,porque sempre foi tradicional:o professor é o ser onipotente que despeja seu conhecimento em um papel em branco chamado aluno.Por isso adoro Jean Piaget e o construtivismo,que leva em conta o conhecimento prévio do aluno, e como o próprio nome diz,faz com que ele próprio construa seu conhecimento,respeitando o ritmo de cada um.

Espero que um dia a escola pública adote o construtivismo de fato,não o pseudoconstrutivismo.Pra mim progressão continuada é uma proposta construtivista,mas a aprovação automática já é outra história.É uma daquelas coisas "pra inglês ver",que infelizmente o Brasil adora.

Juliana Oliveira
Enviado por Juliana Oliveira em 01/06/2007
Reeditado em 01/06/2007
Código do texto: T509943