MORRE PER-INGVAR BRANEMARK...UM GÊNIO.
 
É sempre assim...um gênio sueco que amava o Brasil e que residiu por anos em Bauru,cidade do interior de São Paulo,onde realizou pesquisas e experiências em prol da humanidade,morreu em dezembro último na Suécia,aos 85 anos, e nem uma linha,nem uma nota em jornal brasileiro,nem uma referência recebeu –postumamente- por aqui.Somos o que somos.
Escolheu,anos atrás, a cidade de Bauru para concluir suas experiências que revolucionaram a odontologia e a medicina,numa cidade cujo calor é insuportável para um sueco,que não queria residir de nenhuma outra cidade brasileira.Trocou a fria Suécia pelo Brasil(Bauru) e assim se notabilizou ao mundo.No Brasil proferiu inúmeras palestras e reuniões com médicos,dentistas,além de outros,a respeito da suas experiências e descoberta.
Esse simpático velhinho, que poderia até concorrer a Prêmio Nobel,em Medicina,como tantos, nada mais foi senão aquele que inventou o implante dentário- e,teria mandado para o lixo da história-definitivamente- a dentadura,a conhecida “chapa”, num país como o nosso,uma terra de pobres desdentados...Porém,ainda não mandou.Não por sua culpa.Mas por nossa culpa.Sua descoberta,embora notável,está ainda aquém das condições financeiras do povo brasileiro...Não ficou nisso, eis que com a descoberta do implante dentário,foi além chegou na medicina que hoje utiliza seus métodos em situações onde a também prótese é necessária.
No interior de São Paulo, realizou inúmeras experiências em animais com a implantação de tíbias de coelhos e cães,para processo de cura,destacando além da fixação de próteses, mas,sempre analisando percuciente a circulação sanguínea(indispensável),e, utilizando um elemento caro e raro na natureza: o titânio.O titânio é raro na natureza e até pouco tempo era monopólio das indústrias bélicas para a fabricação de armas sofisticadas. Com a queda do Muro de Berlim o produto passou ao domínio público com mais facilidade e utilidade.
Sua vida e luta foi convencer a comunidade na sua área que sua descoberta era séria e para valer.Enfrentou ferrenhos adversários.
Certa feita,implantou,por aqui, em um cachorro um dente na forma de prótese e exibiu à comunidade,publicamente, o cão, dependurado em um local elevado e livre,onde ficava somente preso ao implante no dente implantado e nada acontecia...nem doía,nem o peso arrancava da boca do animal sua invenção.
Estava pois fundido o titânio no osso e Branemark deu o nome ao processo de “osseointegração”.
A luta do gênio sueco era vencer os que entendiam erroneamente que qualquer material estranho no corpo inevitavelmente resultaria em inflamação  e posterior rejeição.
Por anos,ainda na Suécia, pedidos de Branemark por fundos para estudar implantes foram rejeitados.Finalmente,com auxílio de entidade dos EUA e, finalmente o Conselho Nacional de Saúde e Bem Estar sueco aprovou o método revolucionário.
Só em 1982,no Canadá,ao apresentar sua tese, Branemark ganhou notoriedade,e hoje o sistema é adotado em milhões de pessoas no mundo nas áreas odontológicas,médicas e até veterinárias.
Branemark foi além:  desenvolveu implantes para pessoas  com grandes lesões faciais e que até necessitavam de aparelhos auditivos.Chegou a tratar de uma garota de 15 anos cuja mãe havia tomado Talidomida e tinha problemas de audição.O cientista sueco introduziu um implante de titânio atrás de sua orelha e prendeu um aparelho de audição inovador.Teve sucesso.
Branemark- o ex-morador de Bauru- deixou viúva e três filhos. Um deles,desenvolve próteses de braços e pernas ancoradas ao esqueleto...na Suécia.Foi reconhecido- finalmente- em seu país,pela Academia Sueca de Engenharia,da Sociedade de Medicina.Recebeu o prêmio Inventor Europeu e recebeu diplomas honorários,além de títulos.
Por outro,ainda o Brasil,por exemplo,não tem a técnica de aproveitamento de enxerto sofisticado de osso humano de cadáver para aproveitamento odontológico e essa técnica é importada a preço de ouro dos EUA, para os que necessitam. Só laboratórios especializados,nos EUA realizam essa especialidade imprescindível aos profissionais na área médica e odontológica.Estamos à reboque.Temos que importar.
O subdesenvolvimento ainda é caro e uma vergonha no País.
Estranhamente,ainda no Brasil, a odontologia de ponta é para poucos,no país dos desdentados.
Vai uma “chapa” aí?
Essa é baratinha...
 
 
 
 
 
 1