PEQUENOS DESPERDÍCIOS, VOLUMES ASTRONÔMICOS

Segundo dados demográficos da Organização das Nações Unidas - ONU, no dia 31/10/2011, a população mundial atingiu a marca de 7(sete) bilhões de pessoas.

Esse número por si só, talvez não se revista de grande importância para muitos. No entanto, considerando que cada uma dessas pessoas tem uma gama muito grande de necessidades diárias a serem atendidas, há muito com o que se preocupar.

Um viés a ser levado em conta é o do consumo exagerado, do desnecessário, do descartável e do desperdício, uma vez que qualquer quantidade desprezada, dado todo esse contingente populacional, é incalculável a dependência e exploração da natureza divinamente posta à nossa disposição.

No nosso dia a dia podemos observar inúmeros exemplos de desperdício, onde quer que estejamos.

Na agricultura uma parte considerável de tudo o que é produzido nem ao menos sai do campo, rumo ao consumo das famílias e entidades. Devido à falta de cuidados e de técnica, um grande percentual de toda a produção, torna-se impróprio para o consumo, tendo como destino o meio-ambiente.

Daquilo que chega às residências, aos hotéis, restaurantes, hospitais, empresas etc., outros tantos são perdidos, antes de chegar efetivamente à mesa.

Da fração aproveitável e que é higienizada, processada e levada à mesa, muito é desperdiçado no próprio prato e uma grande porção do que sobrou vai para o lixo, sem qualquer tratamento ou cuidado ambiental.

Imagine que cada pessoa no mundo desperdice 10g de alimentos por dia, esse desperdício irá gerar diariamente 70.000(setenta mil) toneladas de lixo orgânico, o que equivale a 25.200.000 (vinte e cinco milhões e duzentas mil) de toneladas anuais.

Desolador. Ainda mais quando sabemos que o desperdício diário é infinitamente maior que isso e que, segundo estatísticas, a cada 3,5 segundos um ser humano morre de fome no mundo.

O consumo de água é um exemplo dos mais relevantes e preocupantes a se considerar, haja vista que, conforme divulgado por diversos veículos de comunicação, “a cada 15 segundos, uma criança morre de doenças relacionadas à falta de água potável, de saneamento e de condições de higiene no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). De acordo com representantes de outros 28 organismos das Nações Unidas, que integram a ONU-Água, são cerca de 3,5 milhões de mortos todos os anos”.

Tomemos como exemplo também, que cada pessoa desperdice um litro de água por dia. Nessa hipótese a cada dia serão 7.000.000.000 (sete bilhões) de litros de água tratada desperdiçada, ou seja: 2.520.000.000.000 (dois trilhões quinhentos e vinte bilhões) de litros anuais.

Assim como na questão dos alimentos é desolador saber que no caso da água, o desperdício dentre os que dispõem desse precioso recurso é muito superior a um litro diário.

A produção descontrolada e o consumo em excesso de produtos descartáveis, de papel e de itens de baixa qualidade, dão mais volume às montanhas e montanhas de lixo produzido diariamente.

Vários países não estão tendo como conviver com tanto lixo, chegando ao ponto de exportá-lo clandestinamente para nações mais pobres ou descartá-lo em rios e mares.

São infindáveis os exemplos de desperdício cometidos por nós diariamente e urge que nos conscientizemos quanto às responsabilidades que temos para com as próximas gerações.

Rafael Arcângelo Machado – abri de 2013.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 15/01/2015
Código do texto: T5102642
Classificação de conteúdo: seguro