ALMAS QUE SE CRUZAM

Nas cidades esses encontros são inevitáveis, mas encontros de almas é diferente de encontros de pessoas. As pessoas vivem se encontrando, no trabalho, escola, no lazer, no ônibus, nas filas, nas praias, nas bocas de fumo, nos bailes e baladas, nas esquinas e linhas do trem... para consumir drogas, elas fazem um aglomerado de gente com a alma perdida, elas olham e não enxergam, falam qualquer coisa, agridem por agredir, se prostituem sem sentir, se afastam de todos e delas mesmos, com essas pessoas o encontro de alma é bem mais difícil.

Nas filas da vida as pessoas também se encontram, geralmente o papo com a pessoa da frente ou de trás começa com a reclamação de alguma coisa, depois vem os outros exemplos, o papo se estende por horas e a fila vai andando e quando não percebemos chegamos ao nosso objetivo, mas esse encontro acaba quase sempre ali mesmo, dizemos adeus, foi um prazer te conhecer e até nunca mais, isso se repete na entrada do cinema, teatro, no carnaval e por aí vai. Encontros de pessoas que se esbarram por aí e até conversam entre si, mas não acontece nada, porque não há afinidade, não há interesse em continuar uma amizade, o mesmo se dá com colegas da escola, faculdade, clube, convivemos juntos um ano inteiro, produzimos juntos, até sentimos algum prazer em conversar algumas banalidades, mas se por algum motivo há uma separação, nos esquecemos e não precisamos mais um do outro.

O encontro de almas é diferente, geralmente ocorre do nada, um esbarrão, um olhar mais atento, um sorriso, um pequeno toque de mãos, uma conversa que gera um total encantamento e admiração mútua, isso pode ocorrer com pessoas de sexo diferente ou do mesmo sexo, a principio não há interesse sexual, apenas encantamento, ficamos com vontade de estender o papo infinitamente, se nos tornamos colegas é aquela amizade para sempre, se nos tornamos amantes é aquele envolvimento eterno, que não importa se nos casamos com outra pessoa, aquela outra sempre terá um lugar especial em nosso coração, nada acaba com esse amor, nem o tempo, nem a distância, nem ninguém, pode-se nunca mais falar com a pessoa, não restar nada que a lembre, fotos, cartas, nada, mas aqui dentro em algum lugar essas pessoas ficam marcadas e relembradas, elas nunca nos deixa sentir sozinhos de verdade, porque um dia houve aquele encontro.

As vezes o outro é ateu e você crê em algo além do aqui e agora, as vezes o outro torna-se evangélico e você espirita, as vezes o outro envelhece e precisa de mais amparo, deixa de tocar seu violoncelo, vende suas belas esculturas, e passa a tocar apenas violão, mas ao encontrarmos e olhar naqueles olhos, nossas almas dão as mãos em um toque que será para a eternidade, não importa se mais de trinta anos tenha passado, como crianças que precisam crescer e acompanhar nossos pais, nos permitimos afastar de novo, mas com a certeza que um dia em algum lugar nos reencontraremos.

As vezes o outro que era tão seguro, com o passar do tempo nos parece mais fragilizado, vemos que a escola da vida não é fácil, ela nos ensina e não tem como passar de anos sem saber todo o conteúdo, isso as vezes mexe com o nosso ego, nos fazendo ver que não somos tudo aquilo que pensávamos, que as aparências que antes era tudo agora não faz a menor diferença, então resta a fé quase cega para uns ou a total descrença para outros, mas para nós nada disso tem a menor importância, sabemos de cor como é aquela alma e a amamos intensamente.

Infelizmente têm pessoas que passam por essa vida e vivem tão superficialmente, que não conseguem reconhecer ninguém nesse encontro de almas, outras sofreram tanto de solidão, que se apegam a qualquer relação e não se permitem ir além daquela rotina traiçoeira e desgastante.

Mas para aqueles afortunados que nessa vida encontrou mais de uma alma afim, esses de alguma forma percebem que além do aqui e agora existe algo mágico que não somos capazes de entender, mas já somos capazes de identificar uma interação mais que perfeita que há entre almas, é tão perfeita que vai além do que sentimos pelos nossos parentes de sangue. É amor! Puro e simplesmente AMOR.

Aos amores que encontrei e reencontrei nessa minha vida ofereço todo meu AMOR e agradeço por eles existirem, e só por isso me foram presente de algo que eu chamo de Deus, para aliviar essa travessia árdua e muitas vezes solitária.