Sensações e sentimentos

Sensação

"s.f. Fisiologia. Psicologia. Processo através do qual um estímulo (interno ou externo) é capaz de causar um resultado determinado, provocando uma reação física ou emocional em: sensação de sede; sensação de cárcere." - Dicionário online.

Sentimento

"s.m. Ato ou efeito de sentir. Aptidão para sentir; sensibilidade.

Sensação íntima, afeto: os sentimentos de um pai. S.m.pl. Qualidades ou tendências morais: estar animado de bons sentimentos. Pêsames: aceite meus sentimentos." - Dicionário online.

Tratam-se de incógnitas fielmente agudas, cruas e mutáveis.

Para melhor análise, devemos tecer um breve paralelo definhando-os. Amor e ódio: plenamente enredados. Sentimentos que sempre estão em enleio, gerando sensações de incrível impasse e variando constantemente perante as tormentas. É muito comum um sentimento denominado "X", passar (da noite pro dia) a se tornar "Y".

Tal mutação geralmente ocorre em tom fugaz e de forma bem célere.

Mas por que razão isso ocorre? É bem simples. A sensação acaba gangrenando o sentimento de tal maneira, que lhe causa séries e séries de deturpações imponderáveis e pouquíssimo favoráveis a qualquer tipo de situação. Ou seja, você está amando uma pessoa e pode ser que esta pessoa esteja te amando também, mas isso acaba causando uma espécie de vigília afetiva, algo possessivo camuflado em nuances protetoras. "Amor é para aqueles que aguentam a sobrecarga psíquica." - Bukowski. Mas que tipo de amor é esse? Claro, já somos bem crescidos pra saber que algo assim poderia ser classificado como qualquer coisa, menos amor... Portanto, é necessário compreender o mínimo de si mesmo, afim de evitar armadilhas sentimentais, e consequentemente, ser escravizado pelas sensações.

Nasmastê!

cristiano rufino
Enviado por cristiano rufino em 17/01/2015
Código do texto: T5105159
Classificação de conteúdo: seguro