A GRATIDÃO - ANIMAIS x HUMANOS

Os animais têm, com certeza, uma qualidade que falta, infelizmente, a muitos seres humanos. É a gratidão. A capacidade de ser grato, no animal, independe de interesses escusos. O animal é grato porque é, pura e simplesmente. Dê comida, um pouco de carinho, trate bem e terás um amigo para o resto da tua vida. O ser humano, ao contrário, nem sempre sabe reconhecer o gesto de quem lhe estende a mão. Talvez porque, na troca do dar e receber, esteja implícito o interesse. Porque, às vezes, quem dá o faz com a ideia de algo receber. E quem recebe nem sempre reconhece.
Não sei se isto traz como consequência, eu até acho que sim, o crescente cuidado que se observa com relação aos animais, em detrimento, por vezes, do ser humano. Até com os animais de rua observa-se um carinho maior por parte das pessoas do que com alguém jogado numa calçada, vivendo sem teto e sem comida. Ou seria o caso de que o homem raciocina e tem livre arbítrio e o animal não? Que o homem pode escolher e optar por viver na rua, enquanto o animal que lá vive normalmente é porque foi abandonado?
Mas, voltando à gratidão, essa é, eu creio, uma das maiores qualidades que o ser humano pode desenvolver. Além do mais, ela carrega consigo outras inúmeras qualidades como o reconhecimento, o agradecimento, a humildade. Ser grato é fazer por merecer e parece que nesse quesito os animais estão muito à nossa frente...
                                                                                                                                                  Giustina
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 18/01/2015
Código do texto: T5106052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.