Último dia

Eu estava tão feliz naquele raro momento de silêncio, até que ouço:

- Hoje é seu último dia... e o meu também.

Olhei pra ele e disse:

- Oi? Vai pedir as contas?

- Não, mas estou vivendo todos os dias da minha vida como se fosse o último de fato... e se eu fosse você faria o mesmo.

Fiquei estática. Eu estava fazendo nem lembro o que, só sei que estava aqui nessa cadeira como de costume – meu local principal de trabalho. Senti um soco no estômago e sabia que ele tinha razão.

Esse meu amigo às vezes tem uns estalos de verdades trituradoras de sonhos,mas ele tem nessa sabedoria vulcânica uma lucidez invejável.

Fiquei pensando em mim, nas minhas pessoas, naqueles que vejo às vezes, nos que tive vontade de ver, de ligar, de conversar e não deu mais tempo... A vida da gente ligada no piloto automático e ninguém nem se dá conta de que é o último dia.

Quando fico pensando muito nisso, não sinto medo. Sinto dó.

Que dó de morrer. Que dó de deixar tudo isso aqui. Que dó não sentir mais esse calor do qual hoje reclamo, de desejar a chuva que não chega, de querer que o dólar fique barato, de tomar uma paleta mexicana num quiosque qualquer. De ter de deixar de escolher em que bar ir no sábado a noite e do hiato que existe entre o domingo e a sexta.Todas essas amenidades que fazem a vida da gente ser vida.

E a gente continua não se dando conta de que não tem nada do que reclamar. Porque temos a vida, porque temos capacidade intelectual, porque temos amigos, parceiros, parentes, família, porque amamos e sofremos por isso – ou não - e achamos que também está tudo bem.

Em um período de três anos, precisei aceitar o último dia de amigos e familiares. E é assim mesmo, quando ele chega não há o que fazer, como dizia minha avó: não tem choro nem vela. É um susto,um gelo na espinha.

Aliás, choro tem e as lágrimas são de dó e remorso. Acho que a gente chora por tudo isso que deixa passar e porque acha que só quem morre é o primo do vizinho.

A gente esquece que é um monte de carne estranha que não dá nem pra uma boa sopa e quando o espírito se for e ela esfriar, não vai ser nem valer mais nada, ao contrário, quanto mais rápido sumir melhor porque a podridão é iminente.

Eu queria tanto que não fosse, mas... Hoje é meu último dia...e o seu também .

Fernanda Vaitkevicius
Enviado por Fernanda Vaitkevicius em 21/01/2015
Código do texto: T5108817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.