Vida nos presídios

Eu sempre tive pavor de ambientes fechados. E atualmente eu tenho pensado muito nas notícias que sempre estamos vendo na TV sobre os presos no Brasil. Sinceramente, eu me lembro quando criança minha mãe sempre falava de um presídio de Pernambuco existente na Ilha de Itamaracá.

E as histórias que eu escutava eram de que lá por ser uma ilha, onde os presos não podiam sair. Com isso existiam oficinas das mais diversas, principalmente de artesanato. E os presos daquela época passavam toda sua pena aprendendo um ofício, pois os recuperava, e ao sair retomavam suas vidas com dignidade. Lembro ainda que geralmente os crimes eram de assassinatos por coisas simples. Nunca com os recursos de perversidades existentes hoje.

Então, vendo algumas reportagens sobre o sistema carcerário hoje, fico horrorizada. Primeiro pela quantidade exorbitante em cada cela. Imaginem que para dormir acontece por etapa. Um vai dormir e os outros aguardam desocupar um lugar e geralmente é sentado.

Meu Deus, nas nossas casas muitas vezes qualquer pensamento ou preocupação nos tira o sono, imagine o que é viver sem dormir.

Outro agravante trata-se da ociosidade que os mesmos vivem. Como é que esse sistema pode recuperar seres humanos, se estes não têm nenhum tipo de ocupação. Tem até um dizer: Mente desocupada é oficina do diabo, acho que a única coisa que fazem é arquitetar rebeliões e como vimos especificamente no Ceará é presidiário ligando para as pessoas e aplicando o golpe da premiação. Que quando o atendente acredita é vítima do golpe de recarregar o celular dele para praticar ainda mais golpes.

É impressionante como os problemas brasileiros são complexos, e não se vê um parlamentar preocupado com isso, estão muito preocupados exatamente com seus salários e vantagens. É muito triste isso.

Maducar
Enviado por Maducar em 25/01/2015
Código do texto: T5113919
Classificação de conteúdo: seguro