Minha vida sem água

A preocupação diante de tantos prognósticos sombrios a respeito da crise no abastecimento d'água me levou ao ponto de imaginar minha vida sem água. O tempo todo, eu penso no que será ficar sem água para beber, tomar banho, fazer limpeza, escovar os dentes ou outras necessidades mais básicas de um ser humano. Tento não ser pessimista, porque sei que o ser humano é altamente adaptável e inteligente e que pode encontrar uma maneira de aprender a economizar água, mas é impossível controlar a imaginação e não pensar na possibilidade de ficar sem água até para beber.

Eu nunca desperdicei água e sempre soube da sua importância mas sei que, infelizmente, poucos pensam na água como algo não-renovável e que, um dia, pode faltar. Quando algo está tão presente nas nossas vidas, esquecemos do tamanho da sua importância, só nos dando conta no momento em que isso falta. A água está presente em nosso dia-a-dia como a saúde, a vida, o ar, o sol e a natureza, mas, como vemos todas essas partes integrantes do nosso existir o tempo todo, não lhes damos a devida importância. Aliás, nem pensamos neles. Só lembramos da saúde quando adoecemos, na vida quando vemos a morte de perto, no ar se passamos por uma doença respiratória e nas pessoas que vivem conosco quando elas adoecem ou morrem de repente ou após terrível enfermidade.

Assim tem sido a atitude de muitas pessoas em relação a um futuro sem água suficiente: só agora estão vendo o quanto a água é importante até para continuarmos vivos. Nós é que nunca a tínhamos o suficiente por acharmos, na nossa irremediável ignorância, que ela sempre estaria aqui à nossa disposição.

E é bom que cada vez mais gente passe a se aperceber da importância da água, porque eu ainda vejo idiotas que ficam o tempo todo com o chuveiro aberto, lavam a calçada com mangueira e deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes. Talvez sejam tão individualistas que não tenham nenhum senso comunitário, ou tão otimistas que achem que, de repente, virá uma chuva que encherá todos os reservatórios.