NÃO FAÇAMOS ISSO COM A ÁGUA

Com o advento da seca e consequentemente com a crise no abastecimento de água em muitas localidades brasileiras, dentre elas a cidade de São Paulo, mudanças no nosso comportamento têm sido implementadas.

Muitos estudiosos do assunto têm buscado formas alternativas para solucionar ou minimizar o problema de abastecimento de água.

Descobriu-se que um dos fatores que mais contribuem para a evaporação, é o movimento que a água faz.

Recentemente foi noticiado na mídia, que alguém conseguiu desenvolver um produto que, descarregado sobre a água, impede que ela se movimente e, consequentemente, impedindo a sua evaporação

Contido o processo de evaporação, o volume de água “perdida” em decorrência desse fenômeno passaria também a alimentar os sistemas.

Vejo com muita preocupação essa interferência do homem no processo natural de evaporação da água, pois, segundo o que sempre nos foi passado, as chuvas se formam através do processo de condensação das águas evaporadas. Sendo assim, caso esse método de contenção da evaporação seja posto em prática, correremos o sério risco de causarmos um problema ainda maior no que se refere à regularidade das chuvas.

Penso, leigo que sou, que tanto na evaporação quanto na precipitação de chuva, outros fenômenos acontecem, como por exemplo: limpeza da atmosfera e regulação da umidade relativa do ar.

Por outro lado creio que assim como os seres vivos, a água precisa de movimento para se manter saudável e também para manter vivos todos os micro-organismos e espécies que dela dependem.

Deixemos a natureza em paz e cuidemos de não sermos tão nocivos a ela.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 27/01/2015
Código do texto: T5115794
Classificação de conteúdo: seguro