Nunca troque seus amigos pelos seus amores

A história é velha: um amigo se apaixona. Você fica feliz, lógico, mas a frase que você solta é inevitável: "Só não esquece dos amigos, ein?". E o fim disso é mais inevitável ainda, porque você sabe que irá perder algum espaço e atenção do dia dele a partir daí.

Esqueça as noites de sábado nos becos da solteirice, releve as conversas sobre o casal e como ele não para de falar do seu amor - pelo menos nos primeiros meses -, nem pense em mandar vídeos ou mensagens promíscuas demais para o celular dele, porque a namorada pode estar por perto. Afinal, o seu parceiro de tantas histórias para contar e relembrar em mesa de bar agora dedica um bom tempo a viver uma paixão com alguém que ele escolheu, dentre tantas mulheres aleatórias na balada, na rua, na biblioteca, para namorar. Sem problemas, desde que ele não se esqueça de quem ele era antes desse compromisso e com quem ele costumava dividir as experiências de uma verdadeira amizade, nesse caso, você. Mas é exatamente isso que ele faz. Sem sutilezas, ele te troca e, com isso, parece não levar em conta todas as suas vivências que, com a namorada, ele nunca terá. Lembranças de anos e anos de parceria substituídos por dias de declarações e sexo.

Você se pergunta, então, o que leva uma pessoa, ao começar a namorar, deixar de lado os amigos. Claro que o relacionamento automaticamente pede para renunciarmos algumas coisas para nos entregarmos à arte da paixão - que é uma delícia -, mas sejamos conscientes da importância da preservação da nossa personalidade e particularidade. Namoro não é punição para nos sentirmos presos. Continuar uma relação com os amigos é extremamente saudável. Nada mais desagradável do que você chamar o seu amigo que namora para beber uma cerveja sem compromisso e ele dizer que não dá "porque ela não deixa" ou "porque eu prefiro ficar com ela assistindo aquele filme pela milésima vez". Os amigos - sem a banalização do termo, estou falando dos leais - estarão sempre por perto em quaisquer circunstâncias. Até mesmo quando aquele namoro que afastou vocês acabar. Já os amores acontecem a todo momento. Uns são novos, outros já antigos, mas eles estão sempre surgindo de alguma forma. Então, jamais troque seus amigos pelos seus amores. Vai por mim, não vale a pena.