Grécia livre!

Caiu o muro de Berlim! Finalmente... Não aquele muro do comunismo soviético que veio abaixo em 1989. Aquele caiu do leste para o oeste... Este que caiu agora, com a vitória do Syrisa, partido eurocomunista radical, nas últimas eleições gregas do dia 25 de janeiro de 2015, foi do oeste para o leste... Surpreendendo e frustrando a cúpula do caminho único neoliberal reunida em Davos.

Por que esse muro que caiu é de Berlim novamente?! Porque a Ângela Merkel, sendo só mais uma entre os 28 governantes dos países que compõe a União Européia, assume vaidosamente um protagonismo descomunal, mandando e desmandando em todos e em tudo! É a boneca da vez dos interesses norte-americanos no continente europeu que não deixa de ganhar seus benefícios. Não é nada estranho que, atualmente, a Alemanha seja o único país com déficit zerado...

Desde 1989, o capitalismo norte-americano globalizador vem assumindo cada vez mais a hegemonia econômica das sociedades e das nações. E os capitalismos comercial e industrial já perderam o fôlego para aquele que vem de forma descontrolada atropelando tudo: o capitalismo financeiro.

Foram seis anos de demora para que esse muro caísse... Quanto sofrimento?! E a taxa de desemprego na Grécia com todo o ferrenho arrocho neoliberal – medidas de austeridade social em troca de empréstimos – nunca baixou dos 20%. Era hora de dar um basta a essa troika sem-vergonha composta pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Conselho de Europa!

De uma forma generalizada o europeu vivia a “angústia de tornar-se outro”... Já não se reconhecia a si mesmo em sua linha histórica... em sua identidade... Estava tonto... Obnubilado... O recente sacolejo democrático grego foi forte o suficiente para derrubar o muro e – enfim – despertá-lo! Começa a nascer uma nova ideia de Europa!

O jovem ex-prefeito de Atenas, Alexis Tsipras, encarnou a coragem da liberdade de colocar a pessoa humana acima do esquema socioeconômico controlador vigente. Viva! A democracia de Sócrates, Platão e Aristóteles ainda vive na Europa! Tem força para levantar a cabeça, encarar o futuro com esperança e proporcionar felicidade!

Este reflorescer democrático grego não é mais uma aventura desvairada e inconsequente de um parlamento cambaleante... Não! Yanis Varoufakis, ideólogo econômico do Syriza e ministro das Finanças, é considerado um dos maiores economistas do mundo, professor da Universidade do Texas e da Universidade de Atenas. Ele tem cacife mais do que suficiente para dialogar com todos, que muito provavelmente sabem bem menos do que ele...

Só desejamos que a nossa querida presidenta Dilma observe, pense e não leve o seu segundo governo para rumos – com maquiagem técnica – infrutíferos historicamente comprovados!

Zé Martins, compositor e cantor mineiro cristão recentemente falecido, expressa assim, em sua música “Liberdade”, o que parece ser a experiência atual vivida pelos gregos e, por extensão, pelos europeus:

“Liberdade vem e canta

E saúda este novo sol que vem.

Canta com alegria o escondido

Amor que no peito tens.

Mira o céu azul

Espaço aberto pra te acolher!”

Miguel Wetternick
Enviado por Miguel Wetternick em 29/01/2015
Reeditado em 29/01/2015
Código do texto: T5117898
Classificação de conteúdo: seguro