E SE O BRASIL NÃO FOSSE COLONIZADO POR PORTUGAL?

Meu amigo Wramoss tem me perguntado se o Brasil seria diferente caso não fosse colonizado pelos portugueses. Recorro à História e olho o exemplo dos norte-americanos, comparando-o com o Brasil. Enquanto os ingleses que imigravam para os EUA eram, em sua grande maioria, perseguidos religiosos e políticos e vinham para ocupar de fato, sem condições de voltar, no Brasil a intenção era ganhar dinheiro, explorar e ir embora. Com isso criou-se uma mentalidade completamente diferente entre o norte e o sul da América. Aos ingleses deportados coube a tarefa de bem construir uma nação, uma vez que seu país de origem não os queria mais. Ao portugueses era dada a liberdade de ficar ou não, pelo menos no princípio. Mais tarde, com as invasões holandesas e francesas, Portugal chegou a um impasse: ou colonizar de fato ou perder a terra grande. Na realidade quem para cá veio, o fez porque teve regalias, como distribuição de terras para plantio e outros "favores" reais para aqui ficar e compensar a vida dura se comparada com a vida boa na Corte.
Portanto, não creio que o Brasil seria diferente se colonizado por outros povos, caso esses povos tivessem a mesma intenção explorativa do início. Diferente seria, sim, se o que motivasse a vinda dos imigrantes fosse, à semelhança dos ingleses, irreversível, ou seja, como banidos de sua terra natal, só lhes restaria construir, de fato, uma nação.
Quanto a corrupção, pode-se dizer que ela é histórica, é cultural. Na minha modesta opinião, acho que aquelas "regalias" ou "favores" incentivadores iniciais, criou uma mentalidade de troca-troca no povo que aqui se originou, especialmente entre o governo e os poderosos. Bem, mas isso já é outro assunto...
                                                                                                                                           Giustina
(imagens Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 01/02/2015
Código do texto: T5121696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.