Bons tempos aqueles

Recebi uns e-mails de internautas afirmando que me acham muito saudosista. Não é que acertaram! Sou mesmo, embora ame viver o que vivo hoje, mas nunca se esquecendo daquilo que vive ontem.

E sabem porque faço isso? Porque quando me vejo triste, decepcionado com a vida atual, tenho lembranças que me possibilitam dar um tempo no presente, voltar ao passado para reerguer forças para enfrentar o que tem de ser enfrentado. Sou assim é acho isso super legal.

Uma das lembranças que tenho e gostaria de dividir com vocês é sobre a Feira da Primavera. Sei que ainda está longe, mas é que acabo de voltar da ExpoAgro e me veio à lembrança da sua irmã mais velha.

Para quem não sabe ou não se lembra, a Feira da Primavera acontecia sempre no mês de setembro – hoje acontece até em outubro, era realizada na Praça Brasil e servia para marcar o inicio da estação das flores. Daí o seu nome. Para quem achou estranho o fato dela acontecer na Praça Brasil fique sabendo que por muitos anos o evento aconteceu ali.

As barracas eram armadas, as associações se dividiam para poder mostrar o que cada estado que elas representavam tinha de melhor e as pessoas podiam se divertir a valer, mesmo sem ter os shows que tem hoje.

Para ser franco, e espero que algum internauta me ajude, não sei nem se tinha show naquela época. Era bem diferente do que é a feira hoje.

Para começar não tinha o interesse comercial que há hoje. Se uma barraca vendia um produto, as outras não podiam comercializar igual. Cada entidade buscava trazer o que havia de mais genuíno do estado que representava para mostrar ao público. Quem deste tempo não se lembra da barraca gaúcha, cuja renda era revertida para a APMI, que tinha como presidente a querida dona Helê - se o nome estiver com grafia errada me perdoe, e com ele a obra podia ser feita?

Tinha também a barraca do Lions, na qual meus pais trabalhavam e vendia uns doces cristalizados maravilhosos além de um feijão tropeiro de dar água na boca só de lembrar.

Um belo dia a feira foi transferida para Ilha São João, um lugar, concordo, mais próprio para a sua realização e sua dimensão. Pena que com seu crescimento a feira tenha deixado sua essência de lado e tenha se tornado altamente comercial.

Hoje, a Feira da Primavera de Volta Redonda, é mais um dos muitos eventos que se realizam naquele local. Perdeu seu glamour, sua identidade, mas ficou na memória daqueles que estavam lá quando da sua criação. Eu era adolescente, estava lá e esta também é uma história que ficou guardada na minha memória. Ainda bem!

Semana que vem tem mais!

Fernando de Barros
Enviado por Fernando de Barros em 03/06/2007
Código do texto: T512211