O BANHO NOSSO DE CADA DIA

Uma das primeiras atividades da rotina diária de muitas pessoas, é tomar um bom e reconfortante banho matinal.

Tem gente que já se levanta e vai direto para o chuveiro, outros o fazem logo após o desjejum.

A maioria das pessoas prefere o banho quente e muitos, um banho muito quente ou quentíssimo, sobretudo no período de inverno.

O banho quente realmente é muito prazeroso, acolhedor e aconchegante, mas, por outro lado, muito nocivo à nossa pele e à nossa saúde,

Segundo especialistas o banho quente remove a camada manto-lipídica da pele, dilata os poros e pode provocar coceiras na pele e couro cabeludo, o que é agravado pelo nosso equivocado costume de esfregação do corpo. O ideal é que não se faça uso de buchas, esponjas ou similares, a não ser nos pés e axilas.

Recomenda-se que seja utilizado sabonete em apenas um banho, exceto nas axilas, partes íntimas e pés, em função das peculiaridades desses locais.

O(A) adepto(a) do banho quente ou muito quente, sobretudo do banho demorado, fica mais vulnerável, mais sujeito(a) às consequências das variações de temperatura e de ambientes. Isso porque, ao sair de um banho quente, qualquer corrente de ar ou variação brusca das condições ambientais a que se expuser, pode desenvolver torcicolo, gripe ou resfriado.

Quando se é exposto(a) a um ambiente sob refrigeração, como é o caso de muitos escritórios e empresas, de algumas escolas, de salas de cinema, de teatro e de ambientes diversos, a situação se torna crítica e com a permanência prolongada nesses ambientes, a propensão ao resfriado aumenta muito. E é exatamente por esses motivos que as pessoas tanto gripam, amargando os incômodos da indesejada e desconfortável situação.

O banho quente pressupõe afago, aconchego, recolhimento. Após um banho quentinho tem-se a propensão ao aquietar-se, ao agasalhar-se, ao deitar-se em uma cama ou sofá. E isso não combina nada com a realidade de alguém que tem um dia inteiro pela frente, quer seja de trabalho, de estudo, de lazer etc. pois, é necessário estar bastante energizado(a), para enfrentar os desafios que a sua rotina lhe impõe..

É fato que a maioria de nós não se vê enfrentando uma chuveirada fria, sobretudo em tempos de inverno. É, para muitos, um sofrimento sem sentido, masoquismo, autoflagelação, impensável. No entanto, o banho frio é extremamente saudável para nós, a começar pela resistência que se adquire, deixando distantes a gripe, o resfriado, a prostração, a sonolência, a falta de corajem etc.

O choque térmico causado pelo banho frio é revitalizador, exigindo uma resposta rápida do organismo, que produz endorfinas, aumenta a autoestima, provoca a vasoconstrição, ativa o metabolismo e o funcionamento dos órgãos.

O banho frio revigora, estimula, eleva as funções orgânicas, age sobre o cérebro e o corpo, deixando-os mais ativos e, consequentemente, mais preparados para a ação, havendo quem diga que ele é afrodisíaco.

Se tomar banho frio for para você impossível, pelo menos diminua a temperatura da água, tome banhos rápidos, reduza o uso de sabonete e esfregue menos o corpo. Assim você se sentirá mais energizado, mais disposto(a) e verá que serão muitos os benefícios advindos dessas práticas saudáveis.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 02/02/2015
Código do texto: T5123005
Classificação de conteúdo: seguro