MAIS UM


Tem poucos minutos que voltamos do aeroporto, onde fomos nos despedir de mais um casal de amigos, que tomaram a decisão de deixar o país.
Ele e ela, empresários bem sucedidos. Porém, marcados pelo sequestro de um familiar, que culminou em morte, desde esse episódio andavam com carros blindados, e moravam em condomínio fechado.
Em conversa nos contaram inúmeras vezes, do quanto estavam cansados da maneira como nosso país vinha sendo conduzido, as incertezas econômicas, a falta de esperança quanto as mudanças necessárias, e das dificuldades para continuar conduzindo suas empresas, fora o perigo da violência. Há três anos atrás, mandaram a filha, na época com 18 anos, estudar no Canadá
E finalmente hoje, foram eles a embarcar, junto com os dois cachorros de estimação.
Amanhã cedo, já estarão instalados em seu novo lar em Toronto.

Eles são o quarto caso em pouco tempo, de amigos nossos que optaram por deixar de vez o país. Todos eles, com o mesmo quadro de falta de esperança, medo, e cansaço, por esperar uma mudança que nunca chega.  
Todos eles tentaram muito, antes de deciderem por uma mudança tão radical, pois tinham empresas e família por aqui.
Mas, a desilusão, além do medo, foi maior, e se arriscaram a investir e a viver em outras terras.
Os lugares escolhidos por eles, foram diferentes, um casal foi para o Canadá, dois para os EUA, e um para a Itália. Mas, os motivos que os levaram a empreender tão grande mudança, são os mesmos.

O desalento em relação ao nosso país é real e um grande vilão. E, quem pode, faz planos para deixá-lo, e viver em lugares onde a qualidade de vida é melhor em todos os sentidos, mesmo que ninguém seja ingênuo a ponto de buscar um "país das maravilhas", pois, são inteligentes o suficiente para saber que não há lugar no mundo onde se esteja livre dos perigos ou problemas.
Somente resolveram viver em países onde a qualidade de vida não está no futuro, mas sim no presente.

Voltamos do aeroporto, cabisbaixos, já com saudade dos nossos queridos amigos, mais no fundo felizes e confiantes de que, eles fizeram a opção certa.




(imagem: Lenapena)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 09/02/2015
Reeditado em 12/02/2015
Código do texto: T5131527
Classificação de conteúdo: seguro