Um pouco mais de compreensão...

Se existem pessoas exemplares na condição de ouvintes, existem também as que não se esforçam para escutar. E pior: aquelas que escutam mas nunca entendem um ponto de vista. E isso se dá ao alvedrio daquilo que convém ao ouvinte, que acaba por absorver apenas as informações que lhe são mais convenientes. Nesses casos, a falta de compreensão é motivo para uma discussão desentendida, um bate-boca que nunca nos leva à lugar nenhum, por muitas vezes nos machuca e causa um mal-estar que pode perdurar por horas.

Seria ideal se todas as pessoas fossem maleáveis. Talvez se pudessem educar suas mentes... Livres de idéias (pré)formuladas, de preconceitos ou de individualidades, a compaixão seria a ilustre geradora da compreensão. E não pense você que a compaixão é penosa. Compaixão nada mais é do que transportar-se espiritualmente para a pele de outra pessoa para compreender sua dor, desse modo, usufruir desse artifício é no mínimo admirável. Uma pessoa dotada de compaixão escuta, vê e compreende melhor; além de exercer uma atitude formidável de um comportamento doce e sensível. Uma comunicação saudável e eficaz faz dos interlocutores pessoas atentas não somente ao seus próprios umbigos, mas inteligentes o suficiente para perceber que sensibilidade é sinônimo de compreensão.

Flávia Freitas
Enviado por Flávia Freitas em 04/06/2007
Código do texto: T514008