“BAGAGEM”
 
 
Cansado de passar necessidades um mercador resolve partir para um lugar melhor. Carregou as poucas peças de couro que lhe restava em um jumento velho e saiu. No caminho passou por um homem sorridente que caminhava cantando, apenas com uma pequena mochila nas costas.
No dia seguinte quando o mercador se pôs a estrada novamente passou pelo andarilho. Da mesma maneira ele caminhava cantarolando. Desta vez o cumprimentou. E o homem alegre respondeu sorridente.
O mercador em cima de seu jumento andou e andou por léguas sem parar, la pelas tantas resolveu acampar embaixo de uma grande arvore. Já estava quase a dormir quando o andarilho lhe perguntou se podia pernoitar embaixo da arvore com ele.
Claro que sim disse o mercador, mas para onde vai dirigiu a palavra ao cansado jovem. Estou indo em direção a minha realização, onde eu estava não estava ruim, mas muita gente e o pouco trabalho eu deixei para meus irmãos, vou buscar fortuna.
Quase gargalhando o mercador lhe disse, como buscar fortuna, não vejo você a levar tesouro nenhum, apenas uma saca de roupas é oque vejo você carregar.
O sorridente jovem então sabiamente lhe disse, minhas qualidades estão todas em meus pensamentos, e com certeza com eles farei fortuna.
O Mercador pensativo ainda cogitou, mas como vai ganhar dinheiro sem vender nada, o jovem mais uma vez convicto lhe disse: Meu bom Senhor, quando se vende algo material além de ser pesado para carregar logo se acaba e você tem que comprar de novo para vender , mas quando se vende ideias elas nunca se acabam e não pesam nada, por este motivo não me vê carregando fardo algum, minhas riquezas estão todas em minha cabeça, e por mais que eu as tire elas nunca sairão de lá.
O Mercador assustado lhe disse, por favor, me vende algumas ideias, pois estou cansado de carregar estas tralhas minha vida inteira!!!
 
O Homem que usa todo seu tempo acumulando bens materiais tem cada vez menos tempo para ganhar dinheiro, pois divide seu tempo entre ganhar e tomar conta.
Mas o Homem que investe nos seus talentos sempre será rico, pois sabedoria nunca se acaba!!!