De quem é a culpa?

Uma indicação de que a irresponsabilidade tomou conta de um indivíduo, é quando ele sempre usa o passado para justificar seus vacilos do presente. Se é certo dizer que muitos elementos do presente é um desdobramento do passado, também é certo dizer que muitas vezes o presente justifica e explica a si mesmo. Reconhecer e assumir a responsabilidade pelos erros que cometeu, não é atitude de fracos, e sim de quem conseguiu vislumbrar um ângulo que não conseguiu ver, e por isso resolveu reelaborar sua visão, mudar os passos e agir proativamente para não cometer os mesmos erros. Definitivamente, a história passada não pode ser usada como álibi para as mazelas cometidas no presente. Assim, a escravização do negro no passado não pode jamais ser desculpa para a vitimização, o coitadismo e a inércia no presente;a colonização e subjugação do brasil não pode ser justificativa para a irresponsabilidade política atual; as duas principais e mais sangrenta guerras mundiais não pode levar a culpa por toda extrema maldade que vemos hoje. Ora, se eu nasci negro, em uma família humilde, que nunca teve grandes condições financeiras para ostentar e possuir, o que eu devo fazer?: sentar em um canto qualquer e chorar, apontando meus pais e o dia do meu nascimento como os grandes culpados? Não tenho dúvidas que o que me resta fazer é erguer a cabeça e 'partir pra cima', Ler e estudar o máximo que puder e criar as oportunidades necessárias para que a minha realidade seja outra.

Quando vejo discursos que sob o pretexto de direitos humanos, dizer que aquele jovem assassino a sangue frio, que mata pessoas inocentes apenas por diversão,é vítima de uma sociedade burguesa opressora, me causa asco saber que esse mesmo jovem tem diante de si um álibi perfeito. E já que possuem um perfeito bode expiatório ,que se estende do passado ao presente, nunca aprenderão a ser responsáveis.

Para terminar, seria também o caso - tão comum hoje em dia - do adolescente que um dia antes da prova passa a noite inteira no vídeo game, sem tocar sequer um minuto no caderno para estudar, culpar o passado da educação brasileira por ter tirado zero.

Sei que estou falando obviedades. Mas, obviedades é sempre muito bom para quem não consegue enxergá-las.

Fabio junio Almeida Prates
Enviado por Fabio junio Almeida Prates em 22/02/2015
Código do texto: T5146561
Classificação de conteúdo: seguro