Estado de graça

Praga, capital da República Tcheca, tem cerca de um milhão e trezentos mil habitantes e 133 livrarias. Para os padrões brasileiros, é livraria pra cacete! Belo Horizonte, por exemplo, que tem quase o dobro de habitantes, possui, pelas minhas contas, não mais que dez boas livrarias, e olhe lá.

Adoro visitar cidades de muitos leitores. Nelas eu abro meu livro no trem, no metrô, num banco de praça, numa fila, e não me sinto um anormal, um excêntrico exibido, como muitas vezes já me senti aqui, na minha própria cidade, lendo em público. Eu leio porque adoro ler, e se eu leio em público (em ônibus, na academia, em consultórios médicos e odontológicos, etc.) é porque tenho pouco tempo e preciso aproveitar essas oportunidades.

Atualmente estou lendo 'Graça infinita', de David Foster Wallace, um calhamaço de mais de mil páginas. Até agora li 503, praticamente só na academia pedalando, na porta da escola dos meus filhos, esperando-os sair, e em casa, nas primeiras horas da madrugada. Livro viciante. Estou até emagrecendo, de tanto ler! (é que aumentei em vinte minutos o tempo de bicicleta na academia para poder ler mais, e ainda faço musculação enquanto pedalo, segurando o livro, que pesa quase dois quilos).

'Graça infinita' é um romance. Leio-o, acima de tudo, para me divertir, mas também para ampliar minha visão de mundo, tornar meu olhar sobre o homem e a sociedade menos quadrado, menos é-isso-pronto-e-acabou. Trata-se de um livro subversivo, extremamente crítico em relação à sociedade de consumo, na qual estamos tão profundamente mergulhados que se não formos sacudidos por um David Foster Wallace, um Roberto Bolaño, um José Saramago, etc., na literatura, no cinema, na música, no teatro e outras artes, vamos acabar achando (e muitos continuarão achando) que tudo que essa sociedade nos enfia goela abaixo é a mais pura verdade, e que o caminho baseado no sucesso pessoal = $$$$$ e no prazer egoísta é o caminho da felicidade.

Como é bom acreditar que esse NÃO É o caminho da felicidade!

Como é bom não ter a preocupação doentia que muitas pessoas têm com dinheiro e status, alimentando ódios, angústias e invejas!

Devo essa sensação, em parte, à grande literatura. Por isso adoro livrarias e cidades com muitos leitores, onde me sinto mais livre, mais forte, por estar perto de gente mais esclarecida, mais aberta a novas ideias, e, por isso, menos manipulável, menos orgulhosa.

Aqui, às vezes, sinto-me como uma aberração da natureza, um desajustado. Mas há pessoas que me entendem, que respeitam minhas opiniões, mesmo discordando delas, e que gostam de mim do jeito que eu sou. A elas, com muito carinho, dedico esta crônica.

Flávio Marcus da Silva
Enviado por Flávio Marcus da Silva em 26/02/2015
Código do texto: T5151557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.