O dom de ser criança

Bom mesmo é ser criança. Não ter compromisso, noção do tempo nem do perigo. É simplesmente reagir ao mundo e aos instintos. Ter liberdade para dar risada em um velório, sacudir o corpo no meio da rua, fazer careta para o vizinho, falar alto - e falar bobagem, comer de boca aberta e dizer sempre a verdade. E dizer sempre a verdade. Mas que droga, quando foi que começamos a mentir?

Criança sorri sem motivos e ama sem interesse. Ela nos mostra claramente que nós só crescemos no tamanho, enquanto elas no nosso conceito. É o tipo de ser humano que você pode contar segredos e discutir sobre as cores. Inventar histórias e descobrir novos amores. Há quem diga que a inocência é bonita aos olhos de quem a vê, mas é imprescindível ao coração de quem a faz. E a criança domina a arte de ser inocente sem querer, mesmo que por um curto espaço de tempo, já que a vida rouba sua ingenuidade, sabedoria e coragem. Sorte nossa que os animais são crianças eternas e preservam esses bens quase extintos. Não deixe uma criança sem a oportunidade de ser uma.

Pare de ensinar o que ela não deve e se preocupe mais em fazer as coisas como ela. Veja a destreza que ela manja, a magia que ela carrega, a verdade nos olhos que só ela enxerga. Observe a pitada de poesia que ela coloca em cada móvel da sua casa. Criança é um paradoxo: não tem noção da vida mas entende sua proposta melhor do que nós. É estranho, mas é verdade. Nunca desafie de sua capacidade, ela vai te surpreender. Nunca duvide de sua bravura, por mais que ela tenha medo do bicho papão. Afinal, criança é assim, medos pequenos e coragens imensas.

Bom mesmo foi ter sido criança. Não ter tido compromisso, noção do tempo nem do perigo. Agora, eu não tenho mais tanta liberdade para rir num velório. E dizer sempre a verdade, eu tento. Acontece que é difícil ceder-se num mundo que só comprime quem cresce. Porque, se crescer fosse bom, ninguém te lembraria que a cada ano você fica mais velho. No fim das contas, Peter Pan é um garoto muito sortudo. Já pensou estacionar na época mais gostosa da vida? Nesse caso, não existiria nada melhor do que ver o tempo passar e você continuar no mesmo lugar.