A Culpa É De Quem ?

(Angela Chagas)

Admiro muito à liberdade de expressão, pois cada um tem o direito de propagar o seu pensamento, às suas ideias...Segundo Platão, a ideia que fazemos de uma coisa, provém do princípio geral, do mundo inteligível, ou seja, um idealismo, uma projeção do saber, uma criação, onde nasce a criatividade do ser...Contudo, todos nós” temos diretos e deveres,” e mesmo em se tratando de uma frase clichê, exprime muito bem o momento que estamos vivendo, são tantas propagandas convocando à população para economizar energia, água e etc... A mídia mostra a toda hora, pessoas, comércios, colhendo água da chuva, tratando a água para ser utilizada várias vezes. Indústrias investindo em energia solar ...Pessoas trocando lâmpadas e a fiação de casa, todos unidos num só pensamento, usando da sua criatividade para ECONOMIZAR! Em contrapartida, é mostrado também, aberrações e desperdícios na utilização de energias, onde mansões e prédios permanecem dias e noites usando energias mesmo estando o recinto, vazio, sem nenhuma movimentação... Vazamentos de águas em ruas e bairros onde canalizações antigas e totalmente enferrujadas, vazam águas durante dias...O que a população pode espera de um Governo que não dá exemplos? Que não fiscaliza e não atende às suas primeiras necessidades. Em quem acreditar, se promessas e mais promessas são feitas, mas não são cumpridas? Por conseguinte, vemos também na mídia, técnicos responsáveis pela manutenção de energia e medição das águas em alguns Estado do Brasil, corroborar que muitos apagões e a falta de água poderiam ser evitados, se os nossos Governantes levassem a sério suas informações neste sentido, formalizadas há muitos anos atrás... Entretanto, o que podemos constatar é uma avalanche de apelações e indução de culpa que recai sobre a população a toda hora na mídia, para que todos façam economia, como se o povo tivesse culpa da incapacidade e irresponsabilidade e falta de criatividade dos nossos Governantes. Cadê o direito do Povo? ... É, parece que aqui esse “Direito” não funciona, ou simplesmente não existe...É, Não podemos nunca esquecer, que “O seu Direito termina, quando começa o direito de outrem” !!!

Enfim, a culpa é de quem?