Eu sou responsável pelo que eu digo/escrevo

Ouvi muito de minhas professoras de português, no decorrer da minha vida escolar, que era de suma importância que se tivesse uma boa compreensão de texto. Visto que isso não só é importante nas aulas de português, como para entender o enunciado de toda e qualquer questão e poder responder conforme o que se pede. Pois bem, o fato é que uma grande parte das pessoas ainda não entendeu isso direito e sai por aí opinando o que quer que lhe pareça conveniente, sem se quer ter compreendido de fato o que o autor da frase/texto quis dizer.

E foi justamente isso que me aconteceu na última postagem de um texto. Uma pessoa, provavelmente levada por suas ideias preconcebidas, suas "paixões" políticas, ideológicas e o escambau! veio dar uma de entendido pra cima do meu texto. Só que essa pessoa esqueceu de um detalhe importantíssimo: eu sou responsável pelo que eu digo/escrevo e não pelo que ela entende. Até porque, ela não entendeu NADA do que eu disse. E veio com sua "superioridade intelectual" tentar distorcer as minhas palavras, me acusando de jogar a "culpa" no povo e tirá-la das costas dos políticos no texto "Pátria amada, Brasil".

Fui até esta pessoa e lhe pedi que me apontasse em que trecho eu de fato falo em "culpados" ou "inocentes". Se quer nas entrelinhas fictícias que essa pessoa deve achar que "leu", isso não esta presente em momento algum. Até porque, eu estava falando da união do povo para que juntos cobrassem de seus governantes que arcassem com seus deveres, visto que estão lá para nos representar e servir. Mas tem gente que nem desenhando entende certas coisas. Gente essa que, na verdade, só quer mesmo é expor seus pontos de vista e passar-se por dono da razão por aí, comentando embasado apenas seu ponto de vista e esquecendo de levar em conta o que de fato a outra pessoa quis dizer. E disse!

Pois bem, é imprescindível que tenhamos um pouco de bom senso quando formos ler um texto de outra pessoa e mantenhamos nossa mente aberta para que fique claro o que ELA quis dizer com suas palavras. Não o que a gente acha que entendeu. Isso é compreensão de texto. E minhas professoras já diziam: leia dez, cinquenta vezes se for necessário, mas não tente decifrar e colocar coisa onde não existe.

E é isso, meus amigos, não é com mente fechada, implicância gratuita , que vamos chegar a lugar qualquer que não seja o mesmo onde estamos, onde o separatismo e as paixões irracionais só fazem aumentar o ódio e a divergência entre as pessoas. Ninguém é o dono da razão e principalmente ninguém me tira a razão do que disse, enquanto não se abrir para de fato COMPREENDER o que eu quis dizer. Quanto ao que você entendeu: a RESPONSABILIDADE é toda sua!

MAMagni
Enviado por MAMagni em 02/03/2015
Código do texto: T5155536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.