Não comemore o Dia Internacional da Mulher

Não sei. Hoje vejo todos parabenizando as mulheres, presenteando-as com flores, chocolates, joias, roupas, jantares e tudo o que elas gostam. Nós gostamos, aliás. Mas para mim, hoje, em especial, não há razões para comemorar.

Eu não aceitarei críticas como "isso aí é discurso de feminista" ou "temos que comemorar nossas conquistas". Primeiramente, eu ser feminista definitivamente não entra em questão e, por mais que já tenhamos alguns direitos por lei, ainda há muito o que se estabelecer dentro desse contexto, principalmente no que se refere ao respeito. Esse infelizmente não é lei, mas é regra básica do inexplorado bom senso. Em segundo lugar, dia 8 de março é uma data muito triste. No ano de 1857, em Nova Iorque, cerca de 130 tecelãs que trabalhavam em fábricas foram incendiadas por reivindicarem direitos e melhores condições de trabalho - que atualmente equivale aos comentários machistas, abuso e desrespeito com mulheres que protestam de topless. Enfim, o reconhecimento da luta das trabalhadoras só se deu no próximo século e não faz muito tempo que a ONU oficializou o Dia Internacional das Mulheres para homenageá-las. Tanto não é uma data comemorativa, que o principal objetivo dela é, ou pelo menos era, fazer debates, reuniões e discutir sobre o papel da mulher na sociedade. Porém o dia especial passou a ter mais caráter publicitário do que ideológico. É, complicado.

Por esses motivos, eu não comemoro o meu, o teu, o nosso dia. Deixemos para beber um chop ou receber presentes em qualquer outro dia. Afinal, todo dia é dia da mulher, menos este. Eu não me orgulho de ser o sexo "frágil" neste domingo cinzento pelas centenas, milhares de crianças e adultas que são vítimas de estupro no país e pela culpa que é jogada em seus braços. Eu não vestirei o manto da conquista pela igualdade pelo contraste entre o salário do homem e o da mulher. Eu não aceitarei os seus parabéns nem seus presentes pelas cantadas não consentidas, pelas agressões físicas e verbais, pelo preconceito contra as mulheres bem resolvidas que fazem sexo gostoso e pela insegurança que sentimos ao fazer algo que a sociedade moralista não aprova. E eu espero que você faça o mesmo. Não comemore o Dia da Mulher neste dia. Comemore amanhã, terça, quarta... Mas hoje, apenas relembre que existem conquistas ainda não alcançadas. E isso de forma nenhuma é pessimismo. É agradecer por hoje nós podermos votar e trabalhar com dignidade - votar às vezes nem tão dignamente, mas enfim -, não esquecendo que lá trás muita gente teve que morrer pra isso. Mesmo assim, a discriminação e a desvalorização da mulher continuam sendo parte do seu cotidiano. Temos que ser firmes e permanecer na luta, não de sexos mas de direitos, e quando esse dia chegar, comemoremos de fato o dia 8 de março.